Home - Política - Prefeitura de São Mateus, no ES, participa de reunião sobre...

Prefeitura de São Mateus, no ES, participa de reunião sobre segurança hídrica

21 de agosto de 2025

Prefeitura de São Mateus, no ES, participa de reunião sobre segurança hídricaFoto: Divulgação/Secom/PMSM

A Prefeitura de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, participou, nesta quarta-feira (20), de uma reunião com o Governo do Estado e a Associação Empresarial do Litoral Norte (Assenor) para discutir alternativas de segurança hídrica para o município. O encontro contou com a presença do prefeito, Marcus Batista, do secretário municipal de Meio Ambiente, Wellington Secundino, do secretário municipal de Desenvolvimento, Hassan Rezende, e do subsecretário municipal de Desenvolvimento, Wesley Bonomo, além do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, e da diretoria da Assenor.

Durante a apresentação dos estudos técnicos, foi constatada a inviabilidade da Barragem Bamburral, em razão de limitações técnicas, ambientais e econômicas que elevariam o custo da obra para mais de R$ 100 milhões, sem solucionar de forma definitiva o problema de abastecimento.

Como alternativa, foi apresentado um novo projeto a ser desenvolvido na bacia do Rio Cricaré, que possui maior capacidade de abastecimento. O investimento inicial previsto é de R$ 1,4 milhão para a elaboração de estudos técnicos em três áreas, com definição do local mais adequado a partir de critérios financeiros e ambientais.

A presença da gestão municipal na reunião garante que São Mateus esteja diretamente representado nas definições sobre o futuro do abastecimento de água, participando da construção de soluções concretas para a cidade.

Prefeitura de São Mateus, no ES, participa de reunião sobre segurança hídricaFoto: Divulgação/Secom/PMSM

“Essa é uma demanda histórica e extremamente importante. Por isso essa parceria entre Governo e Prefeitura. A Prefeitura colocou como prioridade número 1, ou melhor, número 0, como disse o prefeito. Estamos juntos para buscar uma solução, mesmo sabendo que não se trata de um desafio simples”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.



banner
banner