Prefeitura de Pedro Canário vai desapropriar casa do fundador da cidade para criação da Casa da Cultura
06 de agosto de 2021Residência do fundador da cidade, Pedro Canário Ribeiro – Foto: Daniel Viana
O plenário da Câmara Municipal de Pedro Canário, no Norte do Espírito Santo, aprovado por unanimidade em sessão extraordinária realizada na manhã desta quinta-feira (5), o Projeto de Lei nº 047/2021, de autoria do Poder Executivo municipal, que solicita a abertura de crédito adicional para fins de desapropriação da residência do fundador da cidade, o saudoso Pedro Canário Ribeiro.
A desapropriação é um desejo antigo de historiadores, ativistas culturais e grande parte da população, tendo em vista que a residência foi construída no início dos anos 60 e atualmente se encontra em estado de abandono.
Bruno ressaltou que a residência é um legado deixado por Pedro Canário Ribeiro e se tornou um marco histórico do município – Foto: Divulgação
“O maior desejo da população de Pedro Canário é a criação da Casa da Cultura dentro da casa do fundador da cidade. Essa residência é um marco histórico do nosso município e a preservação desse patrimônio histórico é fundamental. A Secretaria de Cultura e Turismo e o Conselho Municipal de Cultura tem trabalhado incansavelmente para que esse objetivo se concretize”, disse o prefeito Bruno Araújo.
O historiador Nilson Coslop, que trabalhou com a elaboração do projeto de arrecadação de objetos que contam a história de Pedro Canário, diz estar esperançoso e feliz com a desapropriação. “A nossa cultura necessita desse espaço, para garantir a integridade do prédio e manter a sua história intacta e também para desenvolver o trabalho de exposição de produtos históricos que temos da nossa cidade. Estamos felizes e ansiosos por essa desapropriação”, frisou Nilson Coslop.
História do Fundador:
Pedro Canário Ribeiro – Foto: Reprodução
Pedro Canário Ribeiro, nasceu cidade de Euclides da Cunha (BA), em 1901. Anos depois, se mudou para o então povoado de Morro Dantas (atualmente Pedro Canário), fundando a primeira pensão da cidade.
Bem humorado e com bom coração, Pedro Canário Ribeiro, foi o homem mais conhecido da cidade, que recebe a BR 101 e faz ligação do Sudeste ao Norte do País.
O comerciante era tão conhecido que na emancipação político-administrativa do município, foi unânime a indicação do seu nome para batizar a pequena cidade do Norte do Espírito Santo.
O fundador Pedro Canário Ribeiro faleceu em 26 de fevereiro de 1980 e o seu jazido se encontra no Cemitério Municipal da cidade.
Valedoitaúnas (Daniel Viana)