Home - Geral - Prefeitura de Jaguaré no ES decreta racionamento de água; veja...

Prefeitura de Jaguaré no ES decreta racionamento de água; veja horários

08 de dezembro de 2023

Bombas serão fechadas por três horas todos os dias. Racionamento será realizado no período noturno

Prefeitura de Jaguaré no ES decreta racionamento de água; veja horáriosJaguaré, no ESFoto: Divulgação/PMJ

A partir do dia 13 de dezembro, quarta-feira da semana que vem, a cidade de Jaguaré, na região Norte do Espírito Santo, vai entrar em sistema de racionamento de água de 20 horas às 23 horas, durante todos os dias da semana.

O decreto de racionamento permanecerá até que a crise hídrica volte ao normal. As fortes ondas de calor associadas à prolongada estiagem levaram a prefeitura a tomar a medida de suspender o abastecimento nesse período.

O decreto autoriza o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) a suspender o trabalho das bombas durante essas 3 horas. A medida vale para a área urbana do município e a Comunidade de São Roque, que são abastecidas pela Estação Central da Bacia do jundiá.

A situação já começa a causar preocupação devido à pouca quantidade de chuva nos últimos meses.

EVITAR O DESABASTECIMENTO

O racionamento de água que Jaguaré passará a enfrentar nos próximos dias não deve alterar muito a rotina de uso normal para a população.

Porém, o prefeito Marcos Guerra alerta que a observação à necessidade de economizar, e o caráter de atenção, devem ser mantidos por todos no município.

“A nossa gestão vai fazer tudo o que pode para evitar o desabastecimento em um nível mais grave. E, para isso, fazemos um apelo a toda a sociedade para que estejam atentos às medidas de economia de água. Todos sabemos o que fazer para atravessar esse período de seca priorizando a água tratada para necessidades essenciais e, assim, evitar transtornos”.

COMO ECONOMIZAR

A água é um elemento essencial para a vida do ser humano e de todas as espécies. É essencial para diversos fins, desde atividades cotidianas, até para o desenvolvimento econômico. 

Para evitar transtornos com a falta de água e contribuir com o município e, mesmo com o planeta, todos podem adotar algumas medidas importantes:

NA AGRICULTURA

- Evitar irrigar por pivô central
- Não fazer irrigação por aspersão
- Não irrigar no período mais quente do dia

DICAS GERAIS

- Tome banhos mais curtos

- Feche o chuveiro sempre que possível

- Mantenha a torneira fechada

- Cuidado com os vazamentos

- Use a descarga com consciência

- Limpe antes de lavar

- Lave a roupa com menos frequência e mais atenção

- Reaproveite a água da máquina de lavar

- Não utilize a mangueira

- Use a vassoura para limpar a calçada

- Cuide da água da piscina

- Atente-se à caixa d’água

- Feche bem as torneiras

REGRAS E RECOMENDAÇÕES PARA USAR ÁGUA NO ES

Com o Espírito Santo em estado de alerta para o risco de escassez hídrica, a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) publicou, nesta sexta-feira (8), duas resoluções com medidas a serem adotadas para minimizar os impactos da seca no Estado.

A partir desta sexta, fica proibido o uso de água tratada para lavar calçadas, carros, vidraças, bem como para irrigação de gramados e jardins, entre outros.

Além disso, determina também que os empreendimentos industriais adotem imediatamente medidas de reuso, reaproveitamento e reciclagem de água visando a redução do consumo.

Em caso de descumprimento das regras descritas na resolução publicada pelo Governo do Estado, os municípios deverão aplicar penalidades que vão de advertência a multas financeiras.

(Fonte Folha Vitória)



banner
banner