Prefeitura cobra da Viação São Gabriel melhoramento da frota e maior atenção aos usuários PCD, de São Mateus, ES
13 de abril de 2023Foto: Divulgação/Secom/PMSM
Usuários com necessidades especiais de locomoção e representantes da Viação São Gabriel tiveram uma reunião no Centro Administrativo da Prefeitura de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, intermediada pelo próprio prefeito Daniel Santana.
Em pauta, duas questões básicas: veículos com o equipamento elevador quebrado, o que acaba fazendo o cadeirante esperar, às vezes por horas, de acordo com os próprios, e uma Lei, sancionada em 2019, que trata da gratuidade de acompanhantes de Pessoas com Deficiência (PCD).
Foto: Divulgação/Secom/PMSM
Participaram da reunião os cadeirantes, Geovani Dionísio e Ronaldo Pereira, e os representantes da São Gabriel, Ângelo Francisco dos Reis (gerente de Tráfego), e Clóvis Fachetti (gerente Comercial). O prefeito ouviu os dois lados, cobrou da empresa e determinou que as Secretarias que tratam do assunto apresentem soluções o mais rápido possível.
“Se for necessário, recadastramos todos os usuários para a questão da gratuidade, acionamos Jurídico da Prefeitura para melhorar a redação da Lei. Estamos aqui para somar, para resolver”, concluiu.
Foto: Divulgação/Secom/PMSM
CADEIRANTES NO PONTO
Segundo Clóvis Fachetti, “a denúncia do não atendimento a cadeirantes é grave, ao entrarem na empresa os motoristas recebem o treinamento adequado e, se não prestam o serviço a esse público da maneira prevista, os usuários devem ligar e reclamar, indicando o horário, a linha e, se possível o número do coletivo”.
Para sair da garagem e circular, ainda segundo os representantes da São Gabriel, cada motorista deve fazer a verificação de vários itens do veículo, o que inclui o elevador para cadeirantes. Além disso a empresa alega que tem mapeados todos os usuários que fazem uso dos veículos adaptados na área urbana.
DISQUE-DENÚNCIA: 0800-283-2696/3313-7500