Prefeitura avança nos detalhes da obra que vai transformar a principal entrada de Colatina, ES
25 de janeiro de 2026Nova via, que vai conectar o bairro Barbados à Área Verde, terá pistas duplas, ciclovia, pista de caminhada e novas calçadas
Encontro reuniu equipes de engenharia da Secretaria Municipal de Obras e o secretário da pasta, Nilo Locatelli – Foto: Divulgação
Entrar e sair de Colatina, na região Noroeste do Espírito Santo, ficará mais fácil nos próximos anos. A Prefeitura avançou, nesta semana, no planejamento da obra da nova entrada da cidade, um projeto que promete mudar a forma como moradores e motoristas circulam pelo município, reduzindo congestionamentos e criando um novo acesso à região central.
O encontro, que aconteceu na última quarta-feira (21), reuniu equipes de engenharia da Secretaria Municipal de Obras e o secretário da pasta, Nilo Locatelli, teve como foco discutir detalhes do projeto executivo da nova via que vai ligar o bairro Barbados à região central, passando pela Avenida Beira-Rio e áreas estratégicas da cidade.
Com investimento que ultrapassa os R$ 50 milhões, a obra é considerada uma das mais importantes intervenções viárias para Colatina, tanto pelo impacto no trânsito quanto pelo potencial de crescimento urbano e econômico que ela viabilizará.
O projeto prevê a abertura de uma nova via beirando o Rio Doce, conectando o bairro Barbados à Rua Pedro Epichim e à região central, criando uma alternativa moderna de acesso e saída da cidade. Ao longo de quase seis quilômetros de extensão, a intervenção inclui pistas duplas, ciclovia, pista de caminhada, calçadas, drenagem, urbanização completa e nova sinalização viária.
Vem aí
Durante a reunião, foram debatidos pontos sensíveis do traçado, questões de acessibilidade, especialmente na região da Segunda Ponte, além de ajustes técnicos necessários antes da conclusão do projeto, que está em fase final de elaboração. Nilo ressalta que a intervenção vai muito além de uma simples revitalização:
“Essa obra vai mudar a cara da cidade. Além de desobstruir e ampliar a capacidade do trânsito, ela melhora a segurança e amplia as possibilidades de crescimento econômico e urbano de Colatina”, destacou.
Parte da obra será construída em trechos onde atualmente não existem vias, enquanto outros segmentos passarão por reestruturação e ampliação. A Avenida Beira-Rio, por exemplo, passará a operar em mão única em determinado trecho, enquanto uma nova via será aberta na Área Verde para melhorar o fluxo de entrada em Colatina.
O deslocamento diário da população será facilitado, além de encurtar trajetos e oferecer mais qualidade de vida para quem mora e trabalha na cidade. A nova configuração também vai favorecer o escoamento da produção agrícola e industrial, estimular novos empreendimentos e valorizar áreas estratégicas do município.
“É qualidade de vida, é deixar o trajeto mais descomplicado. A obra melhora a mobilidade urbana e prepara Colatina para um novo ciclo de crescimento”, afirmou Nilo.
Próximas etapas
A reunião marcou uma fase decisiva do projeto, que está sendo executado por meio de uma contratação integrada, modelo que reúne elaboração do projeto e execução da obra. Os recursos são provenientes de convênio com o Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), e já estão disponíveis para o município.
Nos próximos meses, a Prefeitura deve avançar para etapas de esclarecimento público, incluindo audiências com a comunidade, especialmente em áreas que poderão passar por intervenções mais profundas.
“Antes de qualquer desapropriação ou ação concreta, a ideia é dialogar com a população, explicar o que vai acontecer, quando e como. Esse cuidado é fundamental”, ressaltou o secretário.