Prefeito Marcus Batista recebe representantes da UFES e MEC para acertar últimos detalhes do curso de Medicina, em São Mateus, ES
29 de agosto de 2025Foto: Divulgação/Seecom/PMSM
O prefeito de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, Marcus Batista, recebeu em seu gabinete, representantes da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas (CAMEM), designada pelo Ministério da Educação, para tratar da chegada do curso de Medicina ao município.
Participaram do encontro os três membros da comissão, o pró-reitor de Administração da UFES, Roney Pignaton, o diretor do CEUNES, Luiz Antônio, e as professoras Cathiana do Carmo e Gracielle Ferreira. A reunião foi objetiva e serviu para ajustar cronogramas, responsabilidades e a articulação com a rede de saúde local.
Quem é a CAMEM e o que veio fazer
A CAMEM é uma comissão designada pelo MEC que atua de forma técnica e consultiva. Ela esteve em São Mateus no ano passado para avaliar a estrutura da universidade (prédios, equipamentos e pessoal) e a rede de saúde municipal e estadual. O parecer foi favorável e contribuiu para a recente aprovação do curso. Agora, a comissão retorna para revisitar as estruturas, conhecer a nova gestão municipal e acompanhar de perto os preparativos para o início das atividades.
Foto: Divulgação/Seecom/PMSM
Integração com a rede formação desde o 1º semestre
A UFES reforçou que o sucesso do curso depende do abraço da rede municipal e estadual de saúde. Os estudantes começarão já no primeiro semestre a vivência nas Unidades de Saúde da Família, aprendendo desde o acolhimento e a humanização do atendimento até práticas mais avançadas à medida que a formação evoluir. A Prefeitura lembrou que o município já acolhe cursos como Enfermagem e Farmácia e reafirmou o compromisso em apoiar a chegada de Medicina.
Mobilização local e visitas técnicas
Além da agenda no gabinete, a UFES promoveu reunião com médicas e médicos da cidade para apresentar o projeto, sensibilizar futuros preceptores e identificar profissionais interessados em concursos quando forem abertos. Pela manhã, as equipes realizaram visitas técnicas ao Hospital Estadual Roberto Silvares – tanto à estrutura em funcionamento quanto à obra em andamento – e a Unidades de Saúde da Família, mapeando os espaços que servirão de campos de prática.
Foto: Divulgação/Seecom/PMSM
Próximo passo
Com os ajustes de infraestrutura, a pactuação dos campos de prática e o planejamento acadêmico em curso, a previsão informada pela UFES é de início das aulas em março do próximo ano (2026), consolidando São Mateus como polo de formação em saúde e ampliando o impacto positivo na assistência à população.