Prefeito Erivan Tavares transfere recursos para atividades culturais em Conceição da Barra, ES
14 de fevereiro de 2026Investimento de R$ 123 mil fortalece manifestações populares e garante apoio a fazedores de cultura do município
Grupo folclórico As Pastorinhas, de Conceição da Barra – Foto: Divulgação
A Prefeitura de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, realizou nesta semana a transferência de R$ 123 mil para o fomento de atividades culturais locais, por meio do Programa Fundo a Fundo Editais. A iniciativa é fruto de parceria entre o município e o Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura (Secult-ES), e tem como objetivo fortalecer a cultura popular e valorizar os artistas barrenses.
De acordo com a secretária municipal de Cultura, Wanderléa Campos da Paixão (Dekinha), os recursos estavam disponíveis na conta do município desde 2022 e precisavam ser executados dentro do prazo legal. Com a mobilização da equipe da pasta e o apoio da gestão municipal, foi solicitado um aditivo que permitiu a liberação dos valores para os contemplados no Edital da Diversidade Cultural Barrense 2025.
Os recursos beneficiarão diversos segmentos culturais, incentivando projetos que promovem tradições, identidade local e atividades artísticas em diferentes comunidades. A ação representa um impulso importante para o setor cultural, gerando oportunidades para produtores, artistas e grupos culturais do município.
Segundo a secretária, a política de incentivo à cultura terá continuidade. A previsão é que ainda neste ano sejam lançados mais dois editais voltados à transferência de recursos para novas iniciativas culturais, ampliando o alcance das ações e fortalecendo a economia criativa em Conceição da Barra.