Prefeito de Linhares, no ES, envia Projeto de Lei que põe fim ao complemento salarial e garante piso nacional aos professores da rede municipal
07 de novembro de 2026
Para o prefeito Lucas Scaramussa, esse anúncio marca um dia de celebração para a educação municipal e representa um compromisso assumido com os profissionais do magistério
Foto: Divulgação
Uma importante conquista para a educação de Linhares começa a se tornar realidade. O Prefeito Lucas Scaramussa anunciou, nesta sexta-feira (6), o envio à Câmara Municipal do Projeto de Lei Complementar que propõe a alteração da Lei Complementar nº 52/2017. A proposta prevê a valorização dos professores e pedagogos da rede municipal de ensino, com a implantação do piso salarial nacional do magistério na carreira inicial da categoria, a partir de janeiro de 2027.
O projeto tem como objetivo reestruturar a tabela de vencimentos do quadro do magistério municipal e prevê o escalonamento do piso nacional em toda a tabela salarial do magistério, o que representa uma valorização histórica para professores e pedagogos.
A medida representa o resultado de um trabalho de 1 ano e 11 meses de compromisso com a educação e com os profissionais que fazem a diferença nas escolas do município.
De acordo com a categoria, a nova tabela salarial evita o achatamento da carreira ao longo dos anos, preserva as diferenças salariais entre referências e níveis e protege o escalonamento salarial no Plano de Cargos e Salários, entre outros benefícios.
A Secretária Municipal de Educação, Rosinéia Bergamachi, afirmou que essa conquista é fruto do trabalho e do mérito dos professores. “É uma vitória da educação, construída com diálogo e que agora avança para se tornar realidade. A iniciativa reconhece a importância de quem se dedica à formação de crianças e jovens e contribui para o desenvolvimento de Linhares.”
Para o Prefeito Lucas Scaramussa, esse anúncio marca um dia de celebração para a educação municipal e representa o cumprimento de um compromisso assumido com os profissionais do magistério.
“Fim do complemento e garantia do piso salarial na base da carreira. Um desejo que existe desde 2015 e que agora se torna realidade. Uma conquista da categoria, do sindicato, construída a várias mãos, com a liderança da nossa Secretaria de Educação.”
Agora, o projeto segue para validação na Câmara Municipal de Vereadores.