Prefeito anuncia novas medidas de prevenção para evitar coronavírus em Boa Esperança
23 de março de 2020Foto: divulgação
O prefeito de Boa Esperança, Lauro Vieira, anunciou com novas medidas de prevenção para evitar o contágio do coronavírus e que passam a ser adotadas partir desta segunda-feira (23), em todo o município. O decreto foi publicado na na última quinta-feira (19).
“Não temos casos suspeitos de Coronavirus em Boa Esperança, mas é importante que a população continue se protegendo, com cuidados básicos de prevenção. Nos reunimos com todos os secretários e tomamos decisões que prevê novas medidas que serão adotadas. Nesse sentido pedimos a compreensão e a colaboração das pessoas, principalmente aquelas idosas para evitar ir para as praças e locais de aglomeração”, salientou o prefeito Lauro Vieira.
Na manhã de sexta-feira (20), o prefeito se reuniu na Câmara Municipal com os vereadores e com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), para informar sobre a situação, as novas medidas que estão sendo adotadas e discussão sobre o funcionamento do comércio local.
Com o novo decreto o funcionamento das Secretarias Municipais e outras unidades administrativas, bem como o Gabinete do prefeito será de 7h às 13h, sem atendimento ao público. Dentre outras medidas de prevenção estão: escolas, campos e quadras poliesportivas que estarão fechados e com suspensão das atividades.
Feiras livres
As feiras livres, como a Feira Agroecológica, na Praça Angelina Spagnhol Covre e a Feira no Hortomercado Municipal estão suspensas, a partir deste sábado (21), com o novo decreto.
Coleta de lixo
A coleta de lixo doméstico terá novo cronograma, será na segunda, quarta e sábado, das 16h às 22h. Já a coleta seletiva será na segunda, quarta e sexta, das 7h às 16h.
Máquinas e equipamentos
Os serviços prestados com máquinas e equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Rural estão suspensos, com exceção do serviço de patrolamento e manutenção de estradas.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que é prestado pela Secretaria de Assistência Social e que atende crianças e idosos também estará suspenso.
Saúde
Embora o município não tenha registrado nenhum caso suspeito de coronavírus, os atendimentos estão sendo restringidos, como por exemplo, os atendimentos no Centro Médico e nas Unidades de Saúde, onde são atendidas em média 100 pessoas.
Já os serviços de fisioterapia e odontologia estão suspensos; os serviços de consultas e procedimentos realizados fora do município, bem como cirurgias eletivas também estão suspensos, inclusive, o transporte que era prestado pela Secretaria de Saúde para pacientes na Rede Cuidar e em hospitais de Vitória.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ana Rosa Marin, nas unidades de Saúde, pessoas com sintomas respiratórios devem comunicar a situação assim que chegarem aos postos.
Quem estiver nessa condição terá um tratamento específico, com prioridade para idosos acima de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, gestante e mulheres dentro do prazo de até 45 dias após o parto, conforme protocolo do Ministério da Saúde, anunciado na quinta-feira (19).
Festa da cidade
Lauro Vieira frisou que este ano não será realizada a Festa da Cidade, considerando o decreto de estado de emergia, com medidas de suspensão de eventos públicos e outros privados que dependam de autorização da Prefeitura.
Férias para servidores
Os servidores municipais com 60 anos estão sendo dispensados para ficarem em casa. A Prefeitura ainda irá antecipar férias para servidores, além daqueles funcionários que já têm férias vencidas.
Valedoitaunas