Portocel faz embarque inédito de café e dá mais um passo rumo à diversificação de cargas no ES
05 de setembro de 2024A carga, de 8.300 toneladas acondicionada em big bags, será embarcada nesta sexta-feira (6)
Café armazenado no Portocel terá como destino portos da Europa – Foto: Divulgação
Apreciado mundo afora e uma das principais commodities agrícolas da pauta de exportações capixaba, o café inaugura uma nova porta de saída para ganhar o mundo a partir do Espírito Santo. Pela primeira vez na história, o Portocel, localizado em Aracruz, no Norte do Estado, está fazendo o embarque do produto. A operação inédita será realizada nesta sexta-feira (6), no navio BBC Philippines, e terá como destino portos da Alemanha e Bélgica. São 8.300 toneladas acondicionadas em big bags de 1 tonelada cada, no modelo break bulk.
O embarque de café representa mais um passo do terminal, que opera há 46 anos e é referência na movimentação de produtos florestais, rumo ao fortalecimento da diversificação de cargas. Em meados deste ano, uma outra carga inédita utilizou o porto como porta de entrada no país: veículos da montadora coreana BYD. Foram realizados dois desembarques que somaram cerca de 2.900 veículos e outros estão previstos para ocorrer ainda neste ano.
O embarque de café em big bags pelo Portocel é uma alternativa para os exportadores e contribui para fortalecer a logística capixaba. O terminal localizado no norte do Espírito Santo, que é uma sociedade da Suzano e Cenibra, apresenta-se como um integrador logístico e vem ampliando a diversificação. Além de celulose, já opera com produtos siderúrgicos, rochas ornamentais, sal e cargas de projeto, incluindo peças de grandes dimensões utilizadas na indústria de óleo e gás.
“Tivemos em 2023 o melhor desempenho operacional e financeiro da nossa história e, em 2024, continuamos entregando bons resultados com a captura de oportunidades para aproveitar ao máximo a nossa capacidade de movimentação de cargas. Temos investido em melhoria da nossa infraestrutura e contamos com diferenciais competitivos importantes, como o fato de estarmos localizados fora do eixo urbano, com ligação rodoviária e ferroviária com as principais regiões do Brasil”, salienta Alexandre Billot Mori, gerente executivo de Portocel.