Por que os caranguejos servidos no ES vêm da Bahia?
26 de setembro de 2024Não é só na moqueca que Espírito Santo e Bahia disputam a preferência dos consumidores
O caranguejo da Bahia é servido na maioria dos restaurantes do estado – Foto: Divulgação
Não é só na moqueca que o Espírito Santo e a Bahia travam uma disputa na preferência dos consumidores que apreciam uma boa culinária preparada com frutos do mar, principalmente os desejados caranguejos. O que muitos não sabem é que a maioria desses crustáceos não são de origem capixaba.
Nos principais restaurantes e locais que comercializam o produto, o caranguejo é trazido da Bahia. Mas por que a maioria deles vêm do estado vizinho, já que no estado também há mangues e catadores que atuam nesses locais para fazer a coleta?
De acordo com o proprietário da Butique da Vick, Thallison Teixeira Ramlow, existem algumas diferenças entre os crustáceos. Ele explicou que os baianos são maiores e também são encontrados em maior quantidade, já que lá há uma área maior de mangue.
“A maioria dos mangues do nosso estado está bem poluído também e os catadores daqui não cuidam e nem se conscientizam sobre tamanho dos caranguejos que podem pegar”, alertou.
Ramlow contou que, na Bahia, há uma proibição de pegar as fêmeas e também não pode ser pego caranguejo muito pequeno. “Se começarem a pegar qualquer tamanho, com o tempo irão ficar sem caranguejo”, destacou.
Já o sabor, o comerciante garante que o melhor que já comeu foi na Ilha das Caieiras há cerca de 15 anos, mas isso depende mais de quem vai prepará-lo. “Tem catadores que dizem que o sabor deriva da madeira das árvores do mangue, mas hoje em dia os caranguejos de lá não têm mais o mesmo sabor que antes”, lamentou.
(Fonte: ES360)