Por indicação do presidente, Câmara concede Moção de Congratulação ao Univc de São Mateus, ES
01 de abril de 2022Professoras do curso de direito usam a tribuna livre e acadêmicos conhecem as instalações do legislativo
Vereadores, professoras e acadêmicos de direito da Univic, durante entrega de Moção de Congratulação, na Câmara Municipal – Foto: Secretaria de Comunicação/CMSM
Criado em março de 1997, e com uma vasta lista de reais contribuições ao desenvolvimento de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, e ao Brasil, o Centro Universitário Vale do Cricaré (Univc) recebeu esta semana um Voto de Congratulação da Câmara Municipal. A homenagem partiu do vereador presidente Paulo Fundão, e a Moção 014/2022 foi aprovada por unanimidade na sessão de terça-feira (29).
“Buscar um novo paradigma de ensino é um dos quereres da instituição, sempre exigindo o máximo dos seus alunos, pontificando cidadania responsável e coragem no enfrentamento dos desafios da nova sociedade”, registra Paulo Fundão, na justificativa da Moção.
Na mesma sessão da homenagem, as professoras Jakeline Martins Silva Rocha e Betina Baptista usaram a Tribuna Livre para destacar a importância da graduação em Direito para São Mateus. Elas estiveram acompanhadas de acadêmicos, que participaram de uma visita guiada pela estrutura da Câmara, recepcionados pelo diretor-geral Administrativo, Roberto Motta Gomes.
Professora desde a instalação do Curso de Direito, Jakeline inclusive manifestou satisfação de, em todas as salas do Legislativo, ter encontrado ex-alunos da Univc. Após listar os cursos ofertados, ela salientou que o centro universitário atende estudantes beneficiados por programas federais e estaduais, como ProUni, Fies e Nossa Bolsa.
Jakeline disse ainda que o corpo de professores é formado por profissionais com mestrado e doutorado, que atuam em ações diferenciadas em ensino, pesquisa e extensão. O curso de Direito do Univc, reforça, conquistou nota 5 (máxima), na avaliação do Ministério da Educação.
A professora Betina Baptista salientou que o Univc tem também uma missão a cumprir com a comunidade. No Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), por exemplo, é ofertado atendimento gratuito à população. Ela elogiou a participação popular nas sessões. “Aqui é um espaço que o povo precisa conhecer e vir cobrar os seus direitos”.
Satisfação
Vereador e presidente da Câmara, Paulo Fundão entre acadêmicas de direito – Foto: Secretaria de Comunicação/CMSM
Advogado por formação, o presidente da Câmara de São Mateus, vereador Paulo Fundão, não escondeu a satisfação de receber professores e acadêmicos do Univc na sede do Poder Legislativo. Ele inclusive lembrou que jovens talentos do Parlamento municipal buscam formação acadêmica em Direito. “É muito importante desta Casa de Leis ter este link com os alunos, que são o futuro de São Mateus e do Espírito Santo”, disse Paulo Fundão.
“Este parlamento é a caixa de ressonância da sociedade. O parlamento é isso: a casa do povo. A Câmara de São Mateus quer isso, quer a participação. Precisamos politizar mais a nossa sociedade”, disse o presidente. Aos jovens, ele salientou que foi com decisões políticas importantes que São Mateus conseguiu, por exemplo, conquistar o Ceunes/Ufes e o Ifes. “A política é algo bom, é positiva para toda a sociedade”, frisou.
Nos parabéns ao Univc, Paulo Fundão lembra que o centro universitário forma jovens talentos, e inclusive tem amigos que hoje são juiz, promotor e delegado formados pela instituição.
Valedoitaúnas