Home - Polícia - Polícia prende quatro pessoas e apreende 31 toneladas de carvão...

Polícia prende quatro pessoas e apreende 31 toneladas de carvão irregular em Conceição da Barra, ES

12 de fevereiro de 2022

Objetivo da operação conjunta entre órgãos de segurança do ES é desarticular organização criminosa que se infiltrou em comunidade quilombola de Conceição da Barra

Força-tarefa prende quatro pessoas e apreende 31 toneladas de carvão irregular em Conceição da Barra, ESAtaque contra o veículo de funcionários de vigilância que prestam serviços à empresa – Foto: Reprodução

Quatro pessoas presas, além de 31 toneladas de carvão irregular, oito veículos e quatro armas de fogo apreendidos e seis estabelecimentos com atividades suspensas por irregularidades.

Este foi o resultado da "Força-Tarefa Região Norte", operação realizada nessa sexta-feira (11), que uniu várias forças de segurança do Espírito Santo.

O alvo das investigações é uma organização criminosa que se infiltrava em comunidades quilombolas da região de Conceição da Barra, e se aproveitava do dinheiro pago pela empresa que extrai madeira na região para essa população.

Os quilombolas têm direito à doação dos resíduos da operação de extração de madeira, fazendo com que tirem parte do sustento da extração madeireira da região onde vivem. Os criminosos também cooptavam membros da comunidade para realizar ações ilegais.

"Esses presos e investigados praticavam furtos através das comunidades quilombolas. Eles se escondem atrás das comunidades quilombolas para praticar crime. Por ter um calibre menor [madeiras doadas], não atendem aos interesses individuais dos criminosos para atender carvoarias, que, por exemplo, teria que ser uma madeira de alto calibre. E aí praticam os furtos. Também cooptam alguns quilombolas para isso", afirmou o delegado Alyson Pereira, que participou da operação.

De acordo com a Polícia Civil, das seis pessoas investigadas, quatro são quilombolas recrutados para a organização criminosa. Os suspeitos também praticavam atos de vandalismo contra a empresa. Eles chegaram a incendiar veículos de vigilantes e destruir equipamentos de fiscalização das forças de segurança do Espírito Santo.

Participaram da operação a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo (Sesp), a Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Estado da Fazenda, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Núcleo de Operações em Transporte Aéreo (NOTAer).

Força-tarefa prende quatro pessoas e apreende 31 toneladas de carvão irregular em Conceição da Barra, ESDepredação a veículos da empresa de celulose da região após as represálias dos criminosos às ações de fiscalização – Foto: Divulgação/PCES

Valedoitaúnas (g1 ES)



banner
banner