Home - Brasil - Polícia Federal abre inquérito para apurar crime ambiental em acidente...

Polícia Federal abre inquérito para apurar crime ambiental em acidente com navio no Maranhão

02 de março de 2020

Embarcação está encalhada a cerca de 100 km do litoral do Maranhão desde quarta-feira (26). Trabalho de desencalhe do navio deve começar em breve, diz Marinha.

Polícia Federal abre inquérito para apurar crime ambiental em acidente com navio no MaranhãoMergulhadores avaliam o tamanho dos rombos no navio encalhado na costa do Maranhão – Foto: Reprodução

A Polícia Federal abriu inquérito para apurar possível crime ambiental no acidente do navio Stellar Banner, que está encalhado a cerca de 100 km da costa do Maranhão. A investigação será realizada pela superintendência da Polícia Federal no Maranhão.

Na última quarta-feira (26), o navio, carregado com toneladas de minério de ferro, começou a afundar por causa de ao menos dois buracos em sua estrutura no Oceano Atlântico, próximo ao litoral do Maranhão. A embarcação foi abastecida com minério da Vale e saiu do Terminal Portuário da Ponta da Madeira, em São Luís. O destino era um comprador em Qingdao, na China.

Na última sexta-feira (28), o Ibama informou que havia identificado, através de imagens aéreas, vazamento de cerca de 333 litros de óleo no mar e que o poluente teria se espalhado por uma área de 0,79 km². No sábado (29), o instituto afirmou que não visualizou mais as manchas de óleo encontradas anteriormente.

Um boletim divulgado pela Marinha do Brasil na noite desse domingo (1) informou que a situação da embarcação segue estável e que equipes de mergulho darão início, nas próximas horas, aos trabalhos de inspeção da embarcação para que sejam identificados os danos no casco e compartimentos alagados.

Polícia Federal abre inquérito para apurar crime ambiental em acidente com navio no MaranhãoNavio Stellar Banner segue encalhado no Oceano Atlântico, próximo ao Maranhão – Foto: Ibama

Valedoitaunas/Informações G1



banner
banner