Polícia chega na casa de adolescente envolvido com o tráfico e encontra ele sendo velado pela mãe, no
27 de junho de 2023Caso aconteceu na manhã desta terça-feira (27) no bairro Nova Esperança, em Linhares, no Norte do estado, durante operação das polícias Civil, Militar e Penal
Operação em Linhares, ES – Foto: Polícia Civil/Divulgação
Policiais civis e militares se depararam com uma mãe sozinha em casa velando o único filho, um adolescente de 15 anos, envolvido com o tráfico de drogas, durante uma operação de combate ao tráfico de drogas e homicídios, na manhã desta terça-feira (27), em Linhares, no Norte do Espírito Santo.
De acordo com a Polícia Militar, Laeverton Campos de Oliveira Filho foi morto a tiros na tarde desta segunda-feira (26) e tinha mandado em aberto de busca e apreensão pelo crime de furto e roubo.
O secretário estadual de Segurança Pública do Espírito Santo, coronel Alexandre Ramalho, participou da operação e contou que quando policiais chegaram à casa do adolescente encontraram a mãe do menor sentada em uma cadeira velando o filho.
"Deixou a gente entrar na casa para ver se tinha alguma arma. Estava sozinha velando o filho no caixão. Ninguém. Nenhum amigo dele. É mais uma oportunidade de mostrar a tristeza de uma mãe que tem o filho envolvido com o tráfico", disse o secretário.
O secretário contou ainda que a mãe disse que perdeu uma filha recém-nascida e seu único filho estava no tráfico há cerca de seis meses.
"Ele ingressou no tráfico em janeiro deste ano e começou a mudar o comportamento. A mãe disse que perdeu o controle das ações dele. Percebia uma rivalidade forte dele com outras pessoas e o histórico de atirar em outras pessoas", disse Alexandre Ramalho.
No telhado do imóvel, os policiais encontraram material para embalo de entorpecentes.
Operação aconteceu no bairro mais violento de Linhares
A Operação "Descontaminação 5" contou com a participação de policiais civis, militares e penais e cumpriu 18 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão no bairro Nova Esperança, considerado o mais violento de Linhares.
Em 2023, foram registrados oito assassinatos no bairro, sendo três apenas em junho.
Na mesma operação, foram presos Elton Nunes dos Passos, de 26 anos, conhecido como "Eltinho", apontado pela polícia como um homem extremamente violento e responsável por diversos homicídios ligados ao tráfico de entorpecentes na região.
Outra prisão feita durante a operação é de um suspeito de matar um adolescente de 16 anos, encontrado morto dentro de uma caçamba de entulho, na última semana.
80% das vítimas de homicídios são ligadas ao tráfico de drogas
Cápsula deflagrada – Foto: Reprodução/TV Gazeta
Na última semana, o secretário falou com o g1 sobre o aumento no número de assassinatos no estado no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado.
A atuação e a guerra entre traficantes também foram apontadas pelo secretário Alexandre Ramalho como fatores para o aumento do número de homicídios.
"O tráfico não para. Quando a gente fala em homicídios, 80% são vítimas ligadas ao tráfico de drogas. Tanto quem mata como quem morre está ligada ao tráfico. Uma faixa etária que preocupa muito é de 14 a 29 anos. Não temos como impedir que um menino de 14 anos esteja portando uma pistola e entre para o tráfico. Estamos falando da base: educação, programas sociais", disse o secretário.
Ramalho também citou o aumento da criminalidade no interior do estado.
"Estamos com esforços para combater o crime na Região Noroeste e em Linhares. Lamentavelmente, o crime migrou para o interior. Em determinados locais, a venda pode ser mais cara que na Grande Vitória. Onde começa a venda de entorpecente vamos ter a incidência do homicídio e não é uma peculiaridade só da Grande Vitória", disse o secretário.
(Fonte: g1 ES)