Home - Geral - Pode comer pão integral todos os dias? Nutricionista esclarece benefícios...

Pode comer pão integral todos os dias? Nutricionista esclarece benefícios

22 de junho de 2024

A farinha integral usada para a fabricação deste tipo de pão possui mais fibras do que a tradicional, o que favorece a saúde

Pode comer pão integral todos os dias? Nutricionista esclarece benefíciosFoto: Getty Images

Com diferentes versões que vão desde as tradicionais até as multigrãos, o pão integral se destaca por seus benefícios à saúde. O alimento é uma escolha cada vez mais popular entre as pessoas que buscam uma alimentação mais equilibrada e nutritiva.

A nutricionista Thais Lobo, professora do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera de Palmas (TO), explica que o pão integral é uma excelente fonte de fibras para a alimentação e pode ser consumido todos os dias.

No mercado, existem opções enriquecidas com oleaginosas, frutas e sementes, por exemplo. Na hora de escolher o que levar, o consumidor deve buscar as opções nas quais a farinha integral prevaleça.

“As fibras são um dos principais ingredientes do pão integral, e são excelentes para proporcionar saciedade. É importante estar atento ao rótulo: o pão só é integral quando o primeiro ingrediente do rótulo é farinha de trigo integral”, ensina.

De acordo com a especialista, não existe um limite diário para o consumo de pão integral, mas é importante que a pessoa tenha uma quantidade definida em seu plano alimentar. O valor calórico de uma fatia pode variar entre 30 e 70 calorias, de acordo com a composição do alimento.

Confira benefícios do consumo diário do pão integral

1. Melhora função intestinal: por ser um alimento rico em fibras;

2. Fornece energia para os treinos: é um carboidrato complexo, que fornece energia de forma lenta e constante ao longo do dia;

3. Ajuda no controle de açúcar no sangue: possui baixa carga glicêmica e, por isso, pode ser consumido por diabéticos;

4. Contém muitos nutrientes: além das fibras, fornece fósforo, potássio, cálcio, magnésio e ferro;

5. Menos açúcar e gordura: mais saudável que o pão branco pode colaborar em dietas de perda de peso.

(Fonte: Metrópoles)



banner
banner