‘Poço do Inferno’, no Iêmen, abriga ‘demônios e gênios’, teme a população
21 de junho de 2021O temido 'Poço do Inferno', no Iêmen – Foto: AFP
Cercado por mistérios e contos sobre demônios, o Poço de Barhout, no leste do Iêmen - conhecido como o "Poço do Inferno" – é uma maravilha natural pouco conhecida. Mais perto da fronteira com Omã do que da capital iemenita, Sanaa, de onde está a 1.300 quilômetros de distância, o buraco gigantesco no deserto da província de Al-Mahra tem 30 metros de largura e acredita-se que tenha entre 100 e 250 metros de profundidade.
O folclore local diz que foi criado como uma prisão para os demônios – uma reputação reforçada pelos odores desagradáveis que emanam de suas profundezas.
Autoridades iemenitas dizem que não sabem o que está abaixo.
'Poço do Inferno', no Iêmen – Foto: AFP
"É muito profundo. Nunca chegamos ao fundo deste poço, pois há pouco oxigênio e nenhuma ventilação", disse Salah Babhair, diretor-geral da autoridade de pesquisa geológica e recursos minerais de Mahra, à agência France Presse.
"Fomos visitar a área e entramos no poço, chegando a mais de 50-60 metros de profundidade. Percebemos coisas estranhas lá dentro. Também sentimos algo estranho. É uma situação misteriosa", acrescentou ele.
A superstição local diz que objetos próximos ao buraco podem ser sugados em sua direção. Ao longo dos séculos, circularam histórias de figuras malignas sobrenaturais conhecidas como gênios vivendo no poço.
Muitos residentes locais ficam preocupados em visitar o vasto buraco, ou mesmo falar sobre ele, por medo de azar de um abismo que, diz a lenda, ameaça a própria vida na Terra.
Valedoitaúnas/Informações Extra