Home - Cidades - Planejamento para 2020 foi tema de encontro do COMDECA, em...

Planejamento para 2020 foi tema de encontro do COMDECA, em Conceição da Barra

21 de fevereiro de 2020

Planejamento para 2020 foi tema de encontro do COMDECA, em Conceição da BarraFoto: Divulgação

A elaboração de um cronograma de visitas às instituições que prestam atendimento às crianças e adolescentes, em Conceição da Barra, Norte do Espírito Santo, é uma das ações que será implementada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDECA), no município.

Na última quarta-feira (12), o COMDECA realizou a primeira reunião deliberativa com os novos membros do colegiado, na Sala dos Conselhos, localizada no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, no bairro Vila dos Pescadores. O encontro foi promovido com o objetivo de deliberar sobre as ações que serão realizadas pelo Conselho ao longo deste ano.

Na pauta, ficou estabelecido o cronograma de visitas às instituições que prestam atendimento às crianças e adolescentes, em Conceição da Barra. De acordo com o calendário aprovado na reunião, os membros do COMDECA deverão visitar a Casa da Acolhida, o CREAS, a Associação Pestalozzi e o Projeto Arte com Vida (PACOVI), entre os meses de março e abril deste ano.

Após proposição do presidente do COMDECA, Augusto Carlos de Oliveira Caldas, foi aprovada a expedição de crachás de identificação para os membros do Conselho e a elaboração de formulários padronizados para a realização de visitas institucionais. “É importante que os membros do Conselho apresentem o crachá ao se identificarem”, explicou o presidente, lembrando que com a criação de formulários padronizados e a estruturação de um arquivo físico facilitará a organização dos registros do COMDECA.

Outras iniciativas como a criação de uma comissão para definir a abordagem que será feita junto aos comerciantes locais, acerca da comercialização de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos e o planejamento de uma campanha de sensibilização contra a venda dessas substâncias, especialmente junto ao público adolescente foram outras propostas apresentadas.

A inserção do COMDECA nas atividades ligadas ao 18 de Maio, “Dia de combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes”, foi mais um tópico debatido no encontro. Por ser uma ação integrada e desenvolvida anualmente pelas secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, foi agendado um encontro entre todos os envolvidos nesta campanha, para a primeira quinzena do mês de março.

Estiveram presentes na reunião: Augusto Carlos de Oliveira Caldas (presidente do COMDECA); Fernanda Carvalho de Sousa Braumer (vice-presidente); Maria Aparecida Mião Biasutti (secretária executiva); além de Chayeny Lima Bertholini dos Santos (suplente da Educação); Cleides Costa do Nascimento (titular da Saúde); Jônatas da Costa Vitório (titular do Esporte); Maria das Graças Coutinho (titular da Pestalozzi), Abisai G. da Silva Junior (titular da Igreja Reino); Maria Zelinda Gusson (titular do PACOVI), Deuza Euzébio Martins (titular da Associação Palmeiras); Salomão da Silva Pinto (titular da Cultura); Cristiane de Souza Sena (suplente Igreja Vida e Paz); e Paulo Cesar Fundão Vieira, convidado do COMDECA.

Valedoitaunas



banner
banner