Planejamento para 2020 foi tema de encontro do COMDECA, em Conceição da Barra
21 de fevereiro de 2020Foto: Divulgação
A elaboração de um cronograma de visitas às instituições que prestam atendimento às crianças e adolescentes, em Conceição da Barra, Norte do Espírito Santo, é uma das ações que será implementada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDECA), no município.
Na última quarta-feira (12), o COMDECA realizou a primeira reunião deliberativa com os novos membros do colegiado, na Sala dos Conselhos, localizada no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social, no bairro Vila dos Pescadores. O encontro foi promovido com o objetivo de deliberar sobre as ações que serão realizadas pelo Conselho ao longo deste ano.
Na pauta, ficou estabelecido o cronograma de visitas às instituições que prestam atendimento às crianças e adolescentes, em Conceição da Barra. De acordo com o calendário aprovado na reunião, os membros do COMDECA deverão visitar a Casa da Acolhida, o CREAS, a Associação Pestalozzi e o Projeto Arte com Vida (PACOVI), entre os meses de março e abril deste ano.
Após proposição do presidente do COMDECA, Augusto Carlos de Oliveira Caldas, foi aprovada a expedição de crachás de identificação para os membros do Conselho e a elaboração de formulários padronizados para a realização de visitas institucionais. “É importante que os membros do Conselho apresentem o crachá ao se identificarem”, explicou o presidente, lembrando que com a criação de formulários padronizados e a estruturação de um arquivo físico facilitará a organização dos registros do COMDECA.
Outras iniciativas como a criação de uma comissão para definir a abordagem que será feita junto aos comerciantes locais, acerca da comercialização de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos e o planejamento de uma campanha de sensibilização contra a venda dessas substâncias, especialmente junto ao público adolescente foram outras propostas apresentadas.
A inserção do COMDECA nas atividades ligadas ao 18 de Maio, “Dia de combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes”, foi mais um tópico debatido no encontro. Por ser uma ação integrada e desenvolvida anualmente pelas secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, foi agendado um encontro entre todos os envolvidos nesta campanha, para a primeira quinzena do mês de março.
Estiveram presentes na reunião: Augusto Carlos de Oliveira Caldas (presidente do COMDECA); Fernanda Carvalho de Sousa Braumer (vice-presidente); Maria Aparecida Mião Biasutti (secretária executiva); além de Chayeny Lima Bertholini dos Santos (suplente da Educação); Cleides Costa do Nascimento (titular da Saúde); Jônatas da Costa Vitório (titular do Esporte); Maria das Graças Coutinho (titular da Pestalozzi), Abisai G. da Silva Junior (titular da Igreja Reino); Maria Zelinda Gusson (titular do PACOVI), Deuza Euzébio Martins (titular da Associação Palmeiras); Salomão da Silva Pinto (titular da Cultura); Cristiane de Souza Sena (suplente Igreja Vida e Paz); e Paulo Cesar Fundão Vieira, convidado do COMDECA.
Valedoitaunas