Home - Geral - Piloto de parapente morre durante competição em Castelo, no ES...

Piloto de parapente morre durante competição em Castelo, no ES

22 de março de 2023

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar e do Notaer estão no local e tentam extrair o corpo do atleta

Piloto de parapente morre durante competição em CasteloFoto: Divulgação/Notaer

Um piloto de parapente morreu após se acidentar na Rampa de Ubá, Patrimônio Do Ouro, em Castelo, no Sul do Espírito Santo, por volta de 11h50 desta quarta-feira (22).  Ele participava da Copa do Mundo da modalidade.

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar e do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (Notaer) estão no local.

Segundo informações do major Pablo, do Notaer, os bombeiros foram acionados por testemunhas, que logo demandaram o núcleo, por conta do difícil acesso ao local do acidente.

Por desconhecer o estado de saúde da vítima, a operação de resgate inicialmente foi dividida em duas partes: uma que se dirigiu ao local de difícil acesso e outra configuração aeromédica (colaboração entre Notaer e Samu) para agilizar o socorro do parapentista, caso ainda fosse viável.

Após sobrevoo da área, as equipes constataram a morte. O piloto de parapente apresentava diversos traumas pelo corpo e ferimentos generalizados graves. A identidade dele ainda não foi confirmada, mas moradores e competidores afirmam que a vítima era estrangeira.

O Notaer informou ainda que tentou retirar o corpo do local, mas a posição em relação ao paredão rochoso colocou em risco a integridade da aeronave.

Por isso, a medida adotada foi o sobrevoo do local junto aos bombeiros, para identificar um ponto de acesso terrestre para que a retirada seja feita.

No momento, estão presentes quatro bombeiros militares, além de cinco servidores do Notaer e uma aeronave.

Segundo acidente em menos de um mês

Este é o segundo acidente em menos de um mês em Castelo. Em fevereiro, uma paraquedista norte-americana, Kali Alecia Turner, de 33 anos, morreu após saltar da Rampa do Cabrito, na zona rural do município.

De acordo com o Notaer, a atleta teria saltado de uma pedra a 800 metros de altura. Porém, após o salto, ela teve problemas com o equipamento de segurança e caiu em queda livre na mata da região.

O resgate do corpo foi feito após sobrevoo da região e após um popular que estava próximo ao local identificar parte do equipamento da paraquedista.

(Fonte: Folha Vitória)



banner
banner