PF faz operação no ES contra grupo que aliciava 'mulas' para transportar drogas de outros estados
01 de agosto de 2024No Espírito Santo estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária. Investigações apontaram que cocaína vinha do estado do Mato Grosso
Foto: Reprodução
A Polícia Federal realizou uma operação na manhã quinta-feira (1º) para acabar com um grupo criminoso responsável pelo tráfico de drogas que trazia cocaína de outros estados até o Espírito Santo por meio de "mulas humanas", pessoas que transportam drogas em seus corpos. As investigações apontaram que as "mulas" recebiam cerca de R$ 3.000,00 por cada empreitada criminosa.
No estado estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária. Um mandado de busca e apreensão também está sendo cumprido no Mato Grosso. Celulares também foram apreendidos durante a operação.
Segundo as investigações, os suspeitos eram aliciados para buscar a droga nos estados de fronteira do país, geralmente no Mato Grosso, e trazê-la para o estado.
Ainda de acordo com a PF, os líderes do grupo eram os responsáveis por aliciar as pessoas que transportariam a droga.
Polícia Federal realiza operação para desarticular grupo que utilizava mulas para transportar drogas de outros estados até o Espírito Santo – Foto: Divulgação/PF
As investigações tiveram início em junho de 2023, quando a Polícia Federal prendeu em flagrante dois indivíduos vindos de Cuiabá, no Mato Grosso, com 14 kg de cocaína presos às pernas com fitas adesivas.
Estima-se que, no período de 12 meses, o grupo tenha movimentado cerca de 100 kg da droga.
Os envolvidos poderão responder por tráfico e associação para o tráfico de drogas com aumento da pena por se tratar de tráfico interestadual.
(Fonte: g1 ES)