Petrobras perfura poço de maior profundidade da história do Espírito Santo
10 de dezembro de 2021Poço teve mais de 7,7 mil metros perfurados para exploração da petroleira
Petrobras perfura poço mais profundo da história – Foto: Alexandre Gentil/Petrobras
A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (10) que perfurou um poço de maior profundidade da história no pré-sal da Bacia do Espírito Santos, a 145 km da costa. Segundo a empresa, foram 7.700 metros perfurados, ultrapassando a Bacia de Parati, em 2005, que teve a perfuração de 7.630.
A petroleira ainda lembrou que o bloco ES-M-669 também bateu recorde de maior camada de sal já perfurada. Em comunicado, a Petrobras disse ter perfurado cerca de 4.850 metros de sal.
"A perfuração do poço pioneiro Monai obteve todas as informações geológicas esperadas para a avaliação adequada da área. Os dados obtidos estão sendo analisados para a definição do futuro do bloco ES-M-669. Cabe salientar que as informações geológicas obtidas em áreas de fronteira exploratória, como é o caso do Monai, subsidiam também o aprimoramento dos estudos e modelagens para outras áreas e bacias, incorporando um importante conhecimento estratégico para a companhia", informou, em nota, a Petrobras.
A empresa lembrou que o poço Monai está em fase de exploração, ou seja, ainda será necessário obter informações sobre geologia, presença de petróleo ou gás, além de pesquisar características das rochas.
A Petrobras adquiriu o bloco em 2013, em consórcio com a Equinor e a Total. A petroleira brasileira possui 40% da exploração da região, enquanto as outras têm 35% e 25%, respectivamente.
Valedoitaúnas (iG)