Peixes dourados gigantes pescados em rios assustam autoridades
12 de julho de 2021Animais recordistas foram pescados quase no mesmo dia em dois estados dos EUA e dispararam alerta entre cientistas
O próprio peixe não parece ter entendido o risco que oferece – Foto: Reprodução/Departamento de Vida Selvagem da Virgínia
Autoridades de vida selvagem dos Estados Unidos perceberam um estranho padrão que se inicia: a captura de peixes dourados gigantes na natureza.
O que poderia representar a alegria de pescadores, na verdade é uma situação alarmante para biólogos, uma vez que a espécie não é selvagem e sim selecionada geneticamente para viver em aquários.
Tudo começou quando o Departamento de Recursos da Vida Selvagem da Virgínia publicou no Facebook que um novo recorde de captura de peixe dourado fora quebrado no estado, com um exemplar de 1,6 kg.
O animal foi capturado em maio, mas o recorde foi confirmado apenas no dia 2.
"A introdução de peixes dourados em corpos d'água é ilegal na Virgínia. Os donos de animais de estimação nunca devem liberar seus organismos aquáticos na natureza, pois podem ocorrer impactos imprevistos, incluindo doenças, competição e predação", avisou também o departamento, no Facebook.
E aí o padrão começou a surgir: um feito similar foi estabelecido no Missouri, praticamente no mesmo dia.
Dessa vez nem confirmaram se era um recorde e partiram direto para os avisos aos donos de peixes dourados.
"Quando os donos de animais descartam peixes ornamentais como este, isso pode causar sérios problemas para as espécies nativas. Em vez de descartar peixes de aquário, verifique com lojas de animais locais que podem aceitá-los de volta ou entre em contato com clubes de aquário em sua cidade”, alertou o departamento.
O goldfish (peixe-dourado, ou Carassius auratus) é considerado uma das espécies mais populares para colocar em aquários.
São considerados bastante resistentes e amigáveis, embora possam ser bem competitivos por alimentos, principalmente quando interagem com outras espécies.
Por isso não se sabe ao certo que possível risco poderia representar quando soltos na natureza – ainda mais quando espécimes passam de 1 kg.
Valedoitaúnas (R7)