Home - Economia - Pedro Canário lidera crescimento do PIB na Região Norte do...

Pedro Canário lidera crescimento do PIB na Região Norte do Espírito Santo

14 de janeiro de 2026

Pedro Canário lidera crescimento do PIB na Região Norte do Espírito SantoPedro Canário, no Norte do Espírito Santo – Foto: Daniel Viana Santos

O município de Pedro Canário, no Norte do Espírito Santo, registrou o maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da Região Norte do Estado em 2023, com alta de 27,9%. Os dados foram divulgados na última terça-feira (6) pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), com base em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado coloca Pedro Canário ao lado de grandes cidades capixabas que também apresentaram crescimento acima do esperado, como Viana, Cariacica, Santa Maria de Jetibá, Itarana, Sooretama, Anchieta, Nova Venécia, Linhares e São Mateus.

Pedro Canário lidera crescimento do PIB na Região Norte do Espírito SantoPrefeito de Pedro Canário, Kleilson Rezende – Foto: Daniel Viana Santos

Para o prefeito Kleilson Rezende, os números refletem o trabalho contínuo da gestão e a força do setor produtivo local. “Esse crescimento mostra que estamos no caminho certo. Temos investido em infraestrutura, desburocratização e apoio ao produtor rural, além de buscar parcerias que fortaleçam a economia local. Pedro Canário tem vocação para crescer, gerar empregos e atrair novos investimentos, sempre com responsabilidade e planejamento”, destacou o prefeito.

Pedro Canário lidera crescimento do PIB na Região Norte do Espírito SantoFoto: Daniel Viana Santos

O superintendente municipal e ex-prefeito Bruno Araújo também comemorou o desempenho econômico do município e ressaltou os avanços estruturais que contribuíram para esse cenário. “Trabalhamos muito para preparar Pedro Canário para o futuro. Investimos em infraestrutura urbana, aprovamos a Lei de Incentivo Fiscal, adquirimos uma área estratégica para a implantação do Polo Industrial e, agora, como superintendente municipal, meu foco é ampliar o diálogo com empresários e investidores. Nosso município está de portas abertas para receber empresas que queiram crescer junto com a gente”, afirmou.

Em 2023, o Espírito Santo registrou o maior número de municípios com PIB acima de R$ 1 bilhão, marco que representa a soma de todos os bens e serviços produzidos em um determinado período. De acordo com o diretor-presidente do IJSN, Pablo Lira, o levantamento é uma ferramenta essencial para o planejamento e a implementação de políticas públicas mais eficazes.

Pedro Canário lidera crescimento do PIB na Região Norte do Espírito SantoPlantação de cana – Foto: Daniel Viana Santos

“Esse crescimento expressivo do PIB é fruto de um trabalho conjunto entre o poder público, os produtores rurais, os empreendedores e toda a população. Nosso foco, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, é criar um ambiente cada vez mais favorável para quem quer investir, gerar emprego e renda em Pedro Canário. Estamos estruturando políticas de incentivo, fortalecendo parcerias e abrindo portas para novos negócios, sempre pensando no desenvolvimento sustentável do município”, destacou o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Denis Amâncio.

Na Região Norte do Estado, Pedro Canário foi o município com maior crescimento proporcional, impulsionado principalmente pelo agronegócio. A economia local é baseada na produção de cana-de-açúcar e álcool, além de culturas como cereais, feijão, mandioca, mamão, melancia e pimenta-do-reino. O município também se destaca nos setores de madeira, pecuária e produção de carvão.



banner
banner