Home - Política - Paulo Hartung é convidado a voltar ao MDB e pode...

Paulo Hartung é convidado a voltar ao MDB e pode ser peça-chave nas eleições municipais de 2024

31 de março de 2023

Paulo Hartung é convidado a voltar ao MDB e pode ser peça-chave nas eleições municipais de 2024Ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung – Foto: Divulgação

O MDB convidou o ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, para retornar ao partido e ajudar na reorganização para as eleições municipais. Ele foi chamado a presidir o diretório estadual da sigla, que é atualmente comandado pela ex-senadora Rose de Freitas. A legenda capixaba vive momentos de baixa no mercado político, não tem deputado federal eleito e nem mesmo estadual.

De acordo com fontes próximas a Hartung, ele demonstrou interesse na proposta. Nas eleições passadas, o ex-governador manteve contato frequente com a ministra do Planejamento, Simone Tebet, e tentou criar uma terceira via política.

O retorno ao MDB pode ser o ‘start’ para enrijecer um projeto futuro, ainda em tese, de novamente disputar o Palácio Anchieta, o Senado, ou até, ser o nome da agremiação na concorrência presidencial em 2026, sendo o segundo mais provável em primeiro momento.

Paulo Hartung: da militância estudantil à governadoria do Espírito Santo

Paulo Hartung, formado em economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), iniciou sua trajetória política no Partido Comunista Brasileiro (PCB) durante a clandestinidade da legenda na época da ditadura militar. Eleito o primeiro presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFES, Hartung participou ativamente do processo que reestruturou a União Nacional dos Estudantes (UNE), tendo atuado como organizador da bancada capixaba e na mobilização dos delegados em todo o país para o congresso de reconstrução da entidade que representa todos os estudantes brasileiros, realizado em Salvador, capital do estado da Bahia.

Em 1979, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e, aos 25 anos de idade, foi eleito deputado estadual para um mandato de quatro anos (1983 a 1987). Preocupado com a defesa do funcionalismo público, tratou de temas como meio ambiente, saúde, educação, transporte público, dentre outros. Conseguiu reeleger-se em 1986 para um novo quadriênio (1987 a 1990) e participou da elaboração da Constituição Estadual.

Em 1990, foi eleito deputado federal (1991 a 1995) com a maior votação dentro do Município de Vitória, capital do estado. Sua relevante atuação fez com que assumisse o cargo de vice-líder do PSDB na Câmara dos Deputados, cuja liderança era exercida por José Serra, então deputado por São Paulo. Em 1992, elegeu-se prefeito de Vitória (1993 a 1997).

Após passar o cargo ao seu sucessor eleito, Luiz Paulo Vellozo Lucas, também do PSDB, participou, nos Estados Unidos, a convite da Embaixada daquele país, do programa intensivo sobre Administração Pública e Sistema Políticos nos Estados Unidos. Em junho de 1997, foi nomeado pelo então Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, seu correligionário de sigla partidária, a Diretoria de Desenvolvimento Regional e Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pasta que investiu 1,4 bilhão de reais em projetos sociais no primeiro ano de gestão.

Em 1998, foi eleito senador da República com 780 mil votos, a maior votação que um político já recebeu no Espírito Santo. Em 2002, filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), foi eleito, ainda no primeiro turno, governador do estado. Em 2005, retornou ao PMDB, se reelegendo em 2006 com a maior votação percentual do país. Após deixar o governo, voltou a trabalhar como economista, consultor e palestrante.

Em 2014, Paulo Hartung, ainda no MDB, foi eleito governador pela terceira vez, disputando o governo com o então governador Renato Casagrande (PSB). Tomou posse como governador do estado do Espírito Santo em 1º de janeiro de 2015. Após o fim do mandato, em 2018, voltou a economia privada. Atualmente é o presidente executivo da Ibá ‘A Indústria Brasileira de Árvores’.

(Fonte: OpiniãoES)



banner
banner