Paulo Fundão reforça agenda para geração de empregos em São Mateus
17 de março de 2022Paulo Fundão: “União pelo desenvolvimento de São Mateus” – Foto: Secretaria de Comunicação
Na articulação de parcerias para a urgente necessidade de geração de empregos e renda em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Fundão, segue à risca uma agenda desenvolvimentista ancorada na união dos mateenses e na harmonia entre os poderes institucionais. Os últimos dias foram de mobilizações internas e externas, e o Município já sinaliza para a geração de 500 empregos, conforme entendimento de empreendedores e a Secretaria Municipal de Planejamento, Captação de Recursos e Desenvolvimento Econômico, com apoio do Poder Legislativo para a consolidação dos projetos.
Na última sexta-feira (11), acompanhado dos vereadores Kacio Mendes, Cristiano Balanga, Adeci de Sena, Preta do Nascimento e Delermano Suim e também de assessores, Paulo Fundão participou da audiência pública “A Economia do Espírito Santo em Debate”, organizado pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara Federal, presidido pelo deputado Josias Da Vitória, que é também coordenador da Bancada Capixaba no Congresso Nacional.
O debate foi realizado no Centro de Convenções de Vitória e reuniu também o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o governador Renato Casagrande, a vice-governadora Jacqueline Moraes, deputados federais, deputados estaduais, secretários estaduais, prefeitos, vereadores, dirigentes de instituições financeiras e de entidades empresariais, industriais, agropecuárias e cooperativas, entre outras lideranças.
Entre um debate e outro, além do acúmulo de experiências, foram estabelecidos muitos contatos entre os vereadores mateenses e outras autoridades e assessores de diferentes níveis em busca de novos investimentos para o desenvolvimento de São Mateus. “Embora cansativo, o deslocamento, foi um dia muito proveitoso na construção de nossa agenda positiva”, disse Paulo Fundão.
Vereadores mateenses participaram de audiência pública em Vitória com presidente da Camara dos DDeputados, Arthur Lira, o coordenador da Bancada Fedral, Dá Vitória e o governador Renato Casagrande – Foto: Secretaria de Comunicação
Expansão de investimentos
Com esse espírito, e a estimativa de geração inicial de 500 novos empregos no município, Paulo Fundão e outros vereadores participaram na segunda-feira (14), do anúncio de que três empresas mateenses pretendem expandir os seus negócios no Polo Empresarial de São Mateus.
Para essa migração, três projetos de lei já devem entrar em tramitação na Câmara Municipal e mais um tem previsão de chegar em seguida. Paulo Fundão lembrou que a empresa Alho Roxão deve passar a exportar para o Reino Unido, entre outros países, tendo também ampla demanda do produto em outros estados brasileiros.
Ainda de acordo com o vereador, a empresa Carnes Nobres, muito conhecida na cidade, deve dobrar o faturamento com essa expansão. Essa mesma expectativa de expansão está presente na empresa All Work, que planeja inclusive formar mão-de-obra, triplicando a equipe atual. Na mesma situação, a empresa Norte Embalagens estima dobrar investimento e geração de empregos.
Paulo Fundão entende que essa fase de novos investimentos está apenas começando. “A estabilidade política que voltou ao município deve trazer bons frutos à população”, frisou.
Cartas de crédito
O presidente da Câmara Municipal reportou-se de recente encontro com o presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Munir Abud, e do gerente-geral da agência do Banco do Nordeste em São Mateus, André Luiz Zambon Alves. Na aula inaugural dos cursos de Administração e de Ciências Contábeis do Centro Universitário Vale do Cricaré (Univc), os dois reforçaram o papel de São Mateus como polo regional no Norte do Espírito Santo, com condições ainda mais vantajosas para financiamento a empreendedores.
Paulo Fundão salientou que Munir Abud pediu a organização de um encontro com empresários mateenses para detalhamento de cartas de crédito. Nesse caminho ele já orientou a sua assessoria parlamentar para contatar a diretoria da Associação Empresarial do Litoral Norte do Espírito Santo (Assenor).
“Precisamos nos organizar e organizar o município para captar esses investimentos. São Mateus precisa gerar empregos e renda para ajudar ao nosso povo, e fazer com que os nossos jovens não precisem sair para outros municípios. Conclamo a todos os mateenses para que possamos nos unir em prol do desenvolvimento de nossa amada cidade”, disse o presidente da Câmara Municipal.
Valedoitaúnas