Home - Política - Paulo Fundão parabeniza candidatos, mas conclama união nas urnas por...

Paulo Fundão parabeniza candidatos, mas conclama união nas urnas por São Mateus, ES

08 de outubro de 2022

Na análise das eleições, presidente da Câmara conclama novas lideranças que priorizem por convergência, harmonia e união

Paulo Fundão parabeniza candidatos, mas conclama união nas urnas por São Mateus, ESPresidente da Câmara Municipal de São Mateus, Paulo Fundão – Foto: Divulgação/Secom/CMSM

Se a vida lhe der um limão, faça uma limonada! Esta pode ser uma recomendação com os resultados das eleições para São Mateus, no Norte do Espírito Santo, que não elegeu representantes nativos para a Assembleia Legislativa e o Congresso Nacional. Na análise da votação do último dia 2, sem lançar pedras e fazendo também uma mea-culpa, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Fundão, citou uma reflexão popularizada pelo filme O Rei Leão 3: Hakuna Matata, produção dos Estúdios Disney: “Para conseguir o que quer, você deve olhar além do que você vê”.

No encerramento da primeira sessão plenária na nova sede da Câmara Municipal, no dia 6, o vereador presidente aproveitou para parabenizar a todos os candidatos que concorreram na eleição de 2022, destacando que é preciso coragem para disputar a preferência dos eleitores.

O primeiro a ser cumprimentado foi Rodrigo Azevedo Batista, o Rodrigo da Cozivip, que obteve a maior votação para deputado estadual. “Uma nova liderança política surgiu em São Mateus”, define Paulo Fundão, que apoiou Rodrigo na busca por uma vaga na Assembleia Legislativa.

O presidente da Câmara ainda parabenizou os candidatos Carlinhos Lyrio, Neucimar Fraga (apoiado por Paulo e que obteve 39.539 votos, ficando na primeira suplência), José Carlos Monteiro Neto (Monteirinho), Palloma Daher, Fabrício Buzetti, Dr. Jorge Silva, Keydson Quaresma e Freitas (o mais votado de São Mateus nas urnas capixabas).

Liderança

“Os números das eleições de 2022 denotam que São Mateus e o Norte do Estado carecem de uma liderança que possa tirar nossa região da triste realidade de não termos lídimos representantes nem na Assembleia Legislativa e nem na Câmara Federal”, conclamou Paulo Fundão aos colegas de parlamento e a toda a sociedade mateense e regional.

Ele entende que é inadiável ‘construir’ uma liderança “que busque a convergência, a harmonia e a união em prol do nosso município e de nossa região”. Com essas qualidades, avalia que será possível superar vaidades e interesses pessoais para fazer uma política diferenciada em São Mateus, sem divisões.

Citou como exemplos de novos líderes os prefeitos de Pedro Canário, Vila Velha e Viana. Em São Mateus, recordou que foram 10 candidaturas a prefeito em 2020, número considerado excessivo e prejudicial à unidade no município.

“Precisamos fazer uma reflexão do que queremos e de quanto que São Mateus perdeu e de quanto que a Região Norte perdeu [nessas eleições]. Não foram os candidatos que perderam. Quem perdeu foi São Mateus, quem perdeu foi a Região Norte. Precisamos de líderes que possam unir, e que possa São Mateus ser a ponte que una não só os municípios vizinhos, mas também outros mais longínquos. Daqui podemos eleger deputado federal e dois deputados estaduais”, afirmou Paulo Fundão.

O presidente da Câmara insiste que a unidade proposta possa ajudar a reduzir consideravelmente a pulverização de votos para os parlamentos estadual e federal, em detrimento dos interesses do município de São Mateus. Ele citou inclusive que vários candidatos de outros municípios foram bem-sucedidos nas urnas mateenses, em especial o colatinense Sergio Meneguelli, o deputado estadual mais votado da história do Espírito Santo.

A receita para superar essa divisão é identificar um líder gestor que tenha sensibilidade de ver concorrente nas urnas apenas como um adversário pontual, e não como inimigo, entende o presidente da Câmara.

“Primeiro temos que acertar o nome [desta nova liderança]. Aquele que vencer em 2024 tem que ter a percepção de chamar o segundo colocado para governar junto, e aí já pensar em 2026. Assim acredito que sairemos do marasmo de não ter nenhum representante do Município tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal”, orienta Paulo Fundão.

2º turno

Com a aproximação do segundo turno, que acontecerá dia 30 para escolha do governador e do presidente da República, Paulo Fundão pede respeito com quem manifesta posição eleitoral diferente, expurgando ódio, raiva, insensatez e outros sentimentos desagregadores.

“Se queremos um País melhor, um Estado melhor, uma Cidade melhor, temos que começar dentro de casa: respeito, liberdade, família, caridade, trabalho e evolução. Respeite o seu próximo, cuide do mais frágil, e tente ser melhor hoje do que foi ontem”, conclamou o presidente da Câmara de São Mateus.

Valedoitaúnas



banner
banner