Paulo Fundão: Gratidão aos “sonhadores de um Parlamento diferenciado”
18 de dezembro de 2021Em balanço do 1º ano de gestão na Câmara Municipal, presidente elenca avanços com democracia, respeito e participação popular
Presidente da Câmara de São Mateus, vereador Paulo Fundão: “Precisamos estar irmanados no objetivo de alavancar o desenvolvimento com a busca de geração de renda e empregos” – Foto: Assessoria de Comuniicação/CMSM
“Dialogamos com todos. Este é o novo Parlamento que sempre almejei e sonhei para o nosso município. Por isso nos sentimos preparados para contribuir ainda mais em 2022, pois em 2021 foi apenas o início de incipiente trabalho”. Num discurso emocionante na derradeira sessão do ano legislativo, o presidente da Câmara de São Mateus, vereador Paulo Fundão, sintetizou um ano de históricas conquistas no Parlamento Municipal, mesmo atravessando uma pandemia mundial. Na segunda-feira (20), a Câmara iniciará um recesso administrativo de Natal e virada de ano, retomando as atividades habituais no primeiro dia útil de 2022.
Diante de uma assistência atenta, Paulo Fundão elencou os avanços implementados no Poder Legislativo em 2021, sem abrir mão da defesa de bandeiras que promovam o desenvolvimento do município, com bem-estar para a população mateense e a propagação do respeito e da cordialidade entre os agentes políticos. Reiteradas vezes agradeceu aos colegas vereadores, com destaque aos membros da Mesa Diretora, “aos zelosos servidores do Legislativo” e também aos profissionais e veículos de comunicação que mantêm a população informada sobre as ações do Parlamento.
Como fez ao longo do ano legislativo, insistentemente reiterado nas sessões plenárias e fora delas, o presidente da Câmara pregou o diálogo. “Respeito a todos foi a tônica neste primeiro ano de gestão. É de uma clareza cristalina que todos os vereadores abraçaram a ideia semeada desde o início de que podemos divergir, haja vista a divergência de ideias ser a tônica de um Parlamento, mas sempre com respeito, lhaneza e fidalguia”, afirmou. “É preciso diálogo, principalmente entre as forças políticas, independentemente de ideologias. Sem união não chegaremos a lugar nenhum”, completou.
Paulo Fundão avalia que ainda não foi possível vencer todos os desafios. “Se não foram realizadas todas as obras pensadas e nem alcançadas todas as metas propostas, não se pouparam esforços para se construir, nas mais diversas áreas, bem mais do que o possível. Na verdade, se não me coube ultrapassar integralmente todos os obstáculos que se me apresentaram, grande parte das tarefas, todavia, consegui realizar, de mãos dadas com os que se irmanaram comigo na relevante empreitada”.
E prosseguiu, encorajado pelas conquistas, reiterando o compromisso com o Legislativo e a população mateense: “Tenho me empenhado, durante esta gestão, em buscar o crescente desenvolvimento do nosso Parlamento, procurando vencer os desafios que se me apresentaram, com a dedicação dos que amam esta instituição e por ela se sacrificam, no desiderato maior de servir ao povo da minha querida cidade onde nasci”. Ele adiantou inclusive que o Legislativo fará concurso público para preenchimento de cargos no próximo ano.
Avanços em construção
Com a defesa da harmonia institucional entre os poderes, Paulo Fundão ressalta que essa mudança de rumo foi compreendida pelos mateenses e outras lideranças no Espírito Santo. “Resgatamos o respeito e a credibilidade deste Poder Legislativo como caixa de ressonância da sociedade, e pudemos constatar isso em pesquisa de opinião pública, e principalmente na fala do governador Renato Casagrande e da vice-governadora Jacqueline Moraes”.
Com esse fim, a Câmara realizou sessões itinerantes em Guriri e em Nestor Gomes. E homenageou com votos de louvor expoentes da sociedade mateense e capixaba, sem distinção de credo, classe social ou posição ideológica, contemplando desembargadores, juízes, promotores de Justiça, estudantes, policiais, bombeiros, educadores, empresários, escoteiros, atletas, produtores rurais, vigilantes, servidores públicos, pescadores e tantas outras categorias.
“Pela primeira vez em décadas, este Parlamento abriu as portas e deu voz à sociedade em todas as sessões do ano, com Tribuna Popular sendo frequentada, nos pequenos expedientes, por pessoas do mais alto respeito”, lembrou Paulo Fundão. Ele citou a participação de pessoas e representantes de instituições, como o padre Patric Wanderlei, os pastores Robson Aurélio, Jadir, Dione Braga e Pedro Paulo Nunes, o apóstolo Mario Sérgio Silva, o presidente da Seccional da OAB-ES, José Carlos Rizk Filho, e dirigentes de Petrocity, Suzano, Sindserv, Maçonaria e outros.
O presidente da Câmara reforçou ainda o engajamento do Legislativo nas lutas do povo mateense, como a da elevação do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes/Ufes) como Universidade Federal de São Mateus e na transformação do antigo Greca, que pertence a Suzano, num amplo complexo de educação, esporte e cultura para a população da zona oeste da Cidade, “transformando a vida de milhares de famílias, tirando muitos jovens da ociosidade e das drogas”.
Parlamento diferenciado
Ao agradecer aos “sonhadores de um Parlamento diferenciado”, o presidente da Câmara de São Mateus reconheceu o esforço, a dedicação e o comprometimento dos envolvidos. “Aos nossos vereadores, aos nossos servidores e àqueles que a nós se somaram, ajudando na edificação de um Parlamento melhor para o amanhã, a nossa real gratidão por este ano de 2021”.
Com essa união, foi possível, por exemplo, conquistar a tão almejada sede própria para a Câmara Municipal, que em 2022 retornará ao centro de São Mateus, ocupando dois imóveis públicos que estavam sem uso na Avenida Jones dos Santos Neves. Além de aproximar ainda mais a população do Legislativo, essa medida ajudará na revitalização comercial do entorno.
Outra medida própria do Parlamento foi a criação de honrarias, como medalhas e comendas, resgatando a memória dos mateenses e homenageando a quem contribui, no presente, para o desenvolvimento do município.
Outro avanço neste ano legislativo foi a aprovação de um novo Regimento Interno para a Câmara Municipal, já promulgado, e a atualização da Lei Orgânica Municipal, aprovada em primeira votação. “Precisamos estar irmanados no objetivo de alavancar o desenvolvimento com a busca de geração de renda e empregos, através de incentivos que possam trazer empresas para o nosso município”, frisou.
Valedoitaúnas