Paulo Fundão confirma União Brasil em chapa majoritária na eleição em São Mateus, ES
24 de junho de 2024Presidente do partido União Brasil e vereador, Paulo Fundão – Foto: Divulgação/Secom/CMSM
Presidente do partido União Brasil, o vereador Paulo Fundão confirma que a legenda vai disputar a eleição majoritária em São Mateus, no Norte do Espírito Santo. Exercendo o segundo mandato na Presidência da Câmara Municipal, o parlamentar deixa claro que, junto com o União Brasil, está determinado em mobilizar a sociedade mateense e parceiros nas instâncias estadual e nacional, inclusive da iniciativa privada, para atrair empresas e garantir investimentos estratégicos no bem-estar da população mateense.
Paulo Fundão acredita que é possível sanar o que define como retrocessos na administração municipal e impulsionar um novo ciclo de desenvolvimento em São Mateus. Em entrevista, ele comenta estratégias do União Brasil para as eleições de outubro próximo e explicita os sonhos e planos que tem para a cidade natal. Uma de suas principais preocupações é com a carência de infraestrutura básica em Guriri “Uma bomba atômica”.
No cronograma de Paulo Fundão, este é um momento de muito diálogo com as lideranças mateenses, incluindo outros pré-candidatos para a eleição majoritária em São Mateus. Para a disputa proporcional, o União Brasil tem hoje dois representantes na Câmara de Vereadores (Paulo e a vereadora Isamara da Farmácia) e trabalhará para conquistar três ou quatro vagas no Parlamento, conforme revela o presidente municipal.
LEGISLATIVO TRANSPARENTE
E é exatamente pela atuação no Poder Legislativo que Paulo Fundão acredita que o partido reúne os atributos necessários para chegar ao comando do Poder Executivo e assim reposicionar São Mateus, iniciando uma nova era digna de seu passado de 480 anos. O parlamentar recorda que é por sua atuação na Presidência da Mesa Diretora que foi possível trazer o Parlamento de volta ao centro da Cidade, ocupando dois prédios abandonados que se transformaram em novos cartões-postais de São Mateus.
Paulo Fundão lembra que, na atual legislatura, a Câmara reconquistou o respeito do povo mateense, a despeito de entre os parlamentares haver divergências de postura, consideradas naturais do processo democrático. Em sua avaliação, tal transformação só foi possível com a implementação por sua gestão de um processo de transparência, com transmissões ao vivo e com qualidade profissional, inclusive em TV aberta de alcance estadual, de todas as sessões plenárias e reuniões do Parlamento. “Hoje é possível o cidadão acompanhar todos os parlamentares e ver aqueles que realmente estão lutando em defesa da sociedade mateense”, comenta.
Além disso, ainda no Legislativo, Paulo Fundão destaca a valorização dos servidores, com dignidade, sem perder o controle das contas, e a modernização dos processos, incluindo digitalização e em breve abertura de gabinetes para os parlamentares, além da melhoria do atendimento à população. Inclusive um dos destaques citados por Paulo Fundão é a liberdade dada aos profissionais e também a popularização da Tribuna Livre, com ampla participação de mateenses de diferentes segmentos e posições ideológicas com voz ativa durante as sessões.
PROJETOS PARA SÃO MATEUS
Paulo Fundão admite que ele próprio pode compor uma chapa para a disputa majoritária em São Mateus. Ele entende que é preciso priorizar as demandas da população, alocando recursos em áreas prioritárias, além de alavancar parcerias com os governos estadual e federal.
O presidente do União Brasil afirma que garantir serviços básicos, com ruas limpas, pavimentadas e iluminadas adequadamente, por exemplo, é obrigação de qualquer gestor. Ele almeja concretizar sonhos mais ousados, como a atração de inúmeras empresas, principalmente na área industrial, que agrega valor aos insumos básicos, para valorizar a mão-de-obra local.
Paulo Fundão lembra ainda que o União Brasil abraça um antigo projeto dele, de aproveitar a ampla área em que funcionou o clube Greca para a consolidação de um projeto socioesportivocultural que beneficie pelo menos 30 mil pessoas da zona oeste da Cidade. Garantia de parceria com a Suzano já existe, relata.
O presidente da Câmara Municipal insiste ainda na recuperação do mítico Ginásio Poliesportivo Municipal Antônio Houri para que seja ponto de encontro da juventude e das famílias mateenses, e volte a abrigar grandes eventos esportivos e artísticos, entre outros.
Com a vasta experiência acumulada na vida pública e na iniciativa privada, Paulo Fundão acrescenta ainda que é preciso ter atenção especial ao turismo, com a transformação econômica e cultural do antigo Porto, porta de entrada dos colonizadores.
Outra prioridade de Paulo Fundão está relacionada ao balneário de Guriri, que vê como abandonado na sua infraestrutura urbana em detrimento de altíssimos investimentos em shows musicais em curtos períodos da alta temporada. O presidente do União Brasil entende que, com a efetivação da macrodrenagem a ser implementada pelo Governo do Estado, será necessário imediatamente cuidar do saneamento básico no balneário. Ele lembra que atualmente Guriri convive perigosamente com um subsolo dividido entre fossas sépticas e poços artesianos “Uma bomba atômica”.
Para Guriri, e também para Nestor Gomes, na zona rural, Paulo Fundão defende a instalação de subprefeituras, “a fim de descentralizar os investimentos”. Outra prioridade defendida pelo presidente do União Brasil é transformar o Aeroporto Regional de São Mateus, com apoio do Governo Federal, em impulsionador da economia do município, inclusive na atração de empresas e na facilitação do acesso de turistas.
“São Mateus é o polo do norte do Espírito Santo, e era para estar bombando. Por falta de gestão municipal e de alguém no Poder Executivo que tenha capacidade de dialogar, as empresas foram para Linhares e Sooretama”, lamentou Paulo Fundão. Entretanto ele crê que, com trabalho e diálogo, é possível reverter essa situação “Depende de se ter um gestor que tenha capacidade e queira estar acompanhado de pessoas técnicas e trabalhadoras”, finalizou.