Paulo Fundão aciona senador Marcos do Val em projeto para 30.000 mateenses
04 de fevereiro de 2022Presidente da Câmara de São Mateus, o vereador Paulo Fundão adiantou que buscará o apoio do senador Marcos do Val para a implantação de um amplo projeto social, esportivo e cultural no complexo da Suzano, no Bairro Santo Antônio – Foto: Secretaria de Comunicação/CMSM
Honrado com a presença inédita de um senador da República na Câmara de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, o vereador e presidente, Paulo Fundão, aproveitou a oportunidade ímpar para convidar Marcos do Val a ingressar na luta por um projeto que objetiva beneficiar diretamente 30.000 mateenses. E a missão primeira é sensibilizar a empresa Suzano a doar, ao município, a área que serviu de sede para a Aracruz Florestal e o clube anexo Greca, no Bairro Santo Antônio. A intenção é transformar a estrutura num amplo complexo social, esportivo e cultural para a população do entorno, além de abrigar estruturas administrativas da Prefeitura.
Marcos do Val foi o primeiro senador no exercício do mandato a usar a tribuna da Câmara de São Mateus, ao prestigiar a posse da vereadora Preta Nascimento – Foto: Secretaria de Comunicação/CMSM
Numa semana em que mais uma vez reiterou sua liderança em posições estratégicas, em três sessões plenárias (duas ordinárias e uma solene, de posse), Paulo Fundão voltou a defender posições estruturantes para o desenvolvimento municipal. E conclamou os colegas vereadores a ingressarem, em diferentes frentes, numa agenda positiva que traga resultados concretos ao povo mateense.
Paulo Fundão: “Precisamos ter este patrimônio para a sociedade mateense e que nele possamos transformar a vida de milhares de pessoas” – Foto: Secretaria de Comunicação/CMSM
Sem esconder a felicidade de receber o senador Marcos do Val, durante a posse da vereadora Preta Nascimento, o vereador-presidente adiantou que brevemente estará em Brasília, no gabinete do congressista, para apresentar detalhadamente a proposta que tem para a municipalização do complexo da Suzano e naturalmente obter ajuda na captação de recursos que viabilizem o funcionamento do amplo projeto social a ser instalado nesta área.
O presidente da Câmara relatou que havia conversado sobre o assunto, no mesmo dia, com o prefeito Daniel Santana, que já havia designado a assessoria jurídica para buscar meios de desapropriar a referida área. Paulo Fundão lembrou que o complexo inteiro, além dos prédios que abrigam atualmente a Câmara Municipal e o Senai, inclui também, em estado de abandono, o ginásio de esporte, o campo de futebol e quadras esportivas.
“Em breve, tenho certeza que podemos contar com vossa excelência, e faremos um grande projeto para toda esta área que vai beneficiar 30.000 pessoas”, disse Paulo Fundão, dirigindo-se ao senador Marcos do Val. O manifesto aconteceu durante a posse da vereadora Preta, numa sessão em que, além do senador, estiveram presentes também um deputado estadual, um prefeito presidente do Consórcio Prodnorte, um ex-prefeito, um vice-prefeito, o subcomandante do Batalhão PM, um delegado da Polícia Civil, outras autoridades policiais, assessores do governador Renato Casagrande e da vice-governadora Jacqueline Moraes, secretários e vereadores de vários municípios, entre outras autoridades.
Na questão da municipalização do complexo da Suzano, Paulo Fundão disse que ouviu orientações de um especialista e que a intenção é de fato atrair também a empresa para este grande projeto, amenizando o déficit social que restou ao município com a transferência de seus investimentos para outras regiões. “Precisamos ter este patrimônio para a sociedade mateense e que nele possamos transformar a vida de milhares de pessoas”, frisou o presidente da Câmara.
O senador Marcos do Val agradeceu a recepção do presidente Paulo Fundão e da Câmara de São Mateus
“Vamos focar nas agendas positivas”
Nas sessões legislativas desta semana, o vereador e presidente, Paulo Fundão, salientou que, apesar de percalços esporádicos, a Câmara de São Mateus consolida-se como caixa de ressonância da sociedade mateense com postura eclética, mas dialógica, aberta a manifestações das diferentes forças políticas da sociedade mateense, capixaba e brasileira. Ele convocou os colegas a encarar eventuais diferenças apenas como divergências políticas, concentrando-se nas necessidades reais do povo mateense. “Este é o parlamento que eu sonhei, que dialoga com todos”, completou.
“Vamos focar numa agenda positiva, que é o que interessa à maioria da população de São Mateus. Os debates políticos têm que acontecer, e acontecem aqui. Mas a agenda positiva também tem que continuar. O governo tem que mostrar trabalho, e nós, vereadores, precisamos estar unidos. Não é só pensar na Comissão Processante. É pensar também numa agenda positiva, nos benefícios que estão vindo para São Mateus”, afirmou Paulo Fundão. “Aqui na Câmara temos um tratamento igual para todos os vereadores”.
Apoio à comunidade de Barra Seca
Ao ouvir os relatos do presidente da Associação de Moradores, Pescadores, Assemelhados e Comerciantes de Barra Seca (Ampac), Flávio Messias Soares, sobre os problemas que afetam a comunidade, localizada no extremo-sul do litoral mateense, o vereador e presidente, Paulo Fundão, comprometeu-se a ajudar na busca de soluções, junto com o colega vereador Adeci de Sena.
De imediato, o presidente da Câmara colocou à disposição a assessoria jurídica para levantamentos preliminares e adiantou a disposição de agendar uma reunião com o diretor responsável pela EDP no Espírito Santo, para tratar das questões que envolvem extensão de rede em Barra Seca e Uruçuquara e transferência, de Linhares para São Mateus, do recolhimento de taxas e tributos sobre essa atividade econômica.
Comissão para água potável
Outra questão importante em que Paulo Fundão conclamou os colegas diz respeito a intensificar as buscas de parceria para resolver o problema que afeta o sistema de abastecimento de água potável em São Mateus. “É uma questão prioritária para o nosso desenvolvimento”, sintetizou.
Foi o vereador vice-presidente, Kacio Mendes que, em parte, sugeriu criar uma comissão com os vereadores para tratar diretamente da questão. Ele relatou que o prefeito Daniel Santana já entregou ao governador Renato Casagrande o projeto da nova captação de água da cidade.
Além de Casagrande e do deputado federal Da Vitória, a vereadora primeira secretária, Ciety Cerqueira, lembrou que o senador Fabiano Contarato abraçou recentemente a causa e está disponível para ajudar São Mateus.
“Eles sabem do sofrimento do povo mateense”, comentou Paulo Fundão.
Presidente quer agilizar municipalização do trânsito
“Precisamos dialogar urgentemente sobre a municipalização do trânsito em São Mateus. O tráfego de veículos no centro da cidade está um caos. Precisamos nos unir, fazer algumas audiências públicas”, afirmou Paulo Fundão, em mais uma frente, na agenda positiva, para resolver outro gargalo histórico enfrentado pelos mateenses.
Como parceiros na busca de soluções, ele defende convocar o diretor geral do Detran-ES, “o querido amigo Givaldo Vieira”, e também a nova secretária municipal de Defesa Social, Danubia Henriques. De imediato, o objetivo primeiro é saber como anda o processo de municipalização do trânsito em São Mateus.
Motos barulhentas
Na primeira sessão ordinária deste mês de fevereiro, o presidente da Câmara de São Mateus fez também um alerta à Polícia Militar para o barulho excessivo provocado por motos com escapamentos abertos.
“Eles abrem a descarga de propósito e passam pelas ruas fazendo um barulho terrível. Recebi muitas reclamações e muitos pedidos de intervenção a respeito disso, para que eu possa cobrar um pouco da Polícia Militar para que amenize esses abusos”, disse Paulo Fundão.
Para garantir o sono dos trabalhadores, parando essas motos com barulho ensurdecedor, pediu a intervenção direta do comandante do Batalhão de São Mateus, tenente-coronel Jefson Coelho Correia, e do subcomandante, major Ronaldo Raimondi.
Valedoitaúnas