Home - Política - Para reduzir a violência contra a mulher, Prefeitura de São...

Para reduzir a violência contra a mulher, Prefeitura de São Mateus e Polícia Civil lançam projeto “Homem que é Homem”

30 de julho de 2021

Para reduzir a violência contra a mulher, Prefeitura de São Mateus e Polícia Civil lançam projeto “Homem que é Homem”Foto: Divulgação/PMSM

A Prefeitura de São Mateus, em parceria com a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), lançou nesta quinta-feira (29), o projeto “Homem que é Homem”, cuja finalidade é reduzir o índice e reincidência de violência contra a mulher. O projeto foi idealizado por psicólogas, assistentes sociais e outros profissionais da PCES, e sua execução está vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social.

“O projeto foca na violência, no aspecto cultural e vai ser trabalhado através da educação. Não dá para o homem enfrentar esse problema sem reavaliar as suas ações. O projeto é uma semente que estamos lançando. Em outros lugares em que o projeto já atua, a reincidência é baixa, o homem tende a não voltar a cometer novamente a violência”, exemplificou a coordenadora da Seção de Projetos Educacionais, Prevenção e Estudo da Violência (SPEV), Natália Tenório Sampaio.

Público-alvo

O programa é direcionado a homens que supostamente cometeram algum tipo de violência doméstica. A metodologia de trabalho do projeto em São Mateus pretende realizar três ciclos, contendo oito encontros em cada ciclo, que irá acontecer nas quartas-feiras, das 19h às 21h, com atividades como: rodas de conversa, palestras, dinâmicas de grupo, debates, apresentações de vídeos, entre outras atividades.

Daniel prega “Tolerância zero” contra a violência

Para reduzir a violência contra a mulher, Prefeitura de São Mateus e Polícia Civil lançam projeto “Homem que é Homem”Foto: Divulgação/PMSM

“Nossa tolerância com a violência doméstica tem que ser zero. Defendo a periferia, pois vim de lá, e foi lá que meu pai me ensinou que homem que é homem não bate em mulher. Minha mãe era tudo pra mim, nós não seríamos nada sem as mulheres”, destacou Daniel.

O prefeito lembrou ainda que o município está doando ao Governo do Estado um terreno para a construção da sede própria da Delegacia de Polícia Civil, que abrigará a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.

Momento histórico

A secretaria de Assistência Social, Marinalva Broedel, relatou a preocupação do prefeito Daniel especialmente na defesa da mulher, da criança e do idoso. “Esse momento é histórico e vai fazer a diferença no município, vamos trabalhar na prevenção e efetivar as políticas públicas. O compromisso do prefeito é garantir direitos e transformar realidades. Nossa equipe está preparada e ativa para atender todas as demandas”, frisou.

Violência doméstica no município

Em 2020 o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), de São Mateus, recebeu da Delegacia de Polícia Civil, cerca de 120 encaminhamentos de mulheres vítimas de violência doméstica. Neste ano, até o mês de julho, já somam mais de 50 casos recebidos. É nesse cenário que o município adere ao projeto “Homem que é Homem”.

Presenças

Para reduzir a violência contra a mulher, Prefeitura de São Mateus e Polícia Civil lançam projeto “Homem que é Homem”Foto: Divulgação/PMSM

A solenidade contou também com as presenças da gerente de Proteção à Mulher, delegada Michelle Meira Costa; a delegada Cláudia Dematte de Freitas Coutinho; o superintendente de Polícia Regional Norte, delegado João Francisco Filho; delegada Gabriela Zaché dos Santos, representando a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de São Mateus; delegado Leonardo Aksacki Malacarne, representando a 18ª Delegacia Regional de São Mateus; secretários municipais e vereadores.

Valedoitaúnas



banner
banner