Pandemia desacelera no Brasil pela primeira vez, diz Jornal
01 de outubro de 2020Informações são do monitoramento da Folha de São Paulo, que possui critérios diferentes do Ministério da Saúde
Apesar de estabilidade, alguns estados continuam com pressão no sistema de saúde – Foto: Rogerio Santana/Governo do Rio de Janeiro
O Brasil atingiu, na quarta-feira (30) a categoria "estável" na curva de contágio da Covid-19 pela primeira vez. O acompanhamento não-oficial é feito pelo monitor de aceleração da Covid-19, da Folha de S. Paulo.
De acordo com o portal, a nova classificação foi puxado pelo estado de São Paulo, cujas mortes e caso estão em queda acentuada. O estado, considerado epicentro da doença no país, vive agora uma fase de reabertura do comércio e serviços.
O País apresentava-se estável desde o dia 20 de agosto. Para a nova categoria, porém, era necessária uma permanência na queda ou estabilidade dos casos. Segundo os gráficos do modelo, o Brasil vive agora uma fase semelhante ao número diário de casos no mês de junho.
No momento mais grave da doença até agora, em julho, o país registrava cerca de 46 mil casos diários. Agora, os estados notificam 26,5 mil. O monitor, porém, destaca que a estabilidade não assegura a permanência da pandemia no mesmo patamar.
Valedoitaúnas/Informações iG