Palestra sobre “Outubro Rosa” marca o mês de combate ao câncer de mama em Conceição da Barra, ES, neste sábado (21)
20 de outubro de 2023Foto: Divulgação
Em virtude do mês de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, popularmente conhecido como “Outubro Rosa”, a Secretaria Municipal de Saúde de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, através do secretário municipal de Saúda, Daniel Bissoli, em parceria com a Igreja de Deus Preciosa Semente (Idepres) promove uma palestra sobre o tema neste sábado (21).
O evento terá início às 14h, na sede da Igreja Idepres, localizada na Avenida Santa Luzia, s/n, no Bairro Floresta (próximo à Pestalozi), em Conceição da Barra. A programação contará com intensificação de aferição de pressão, aferição de glicose, encaminhamento para mamografia e encaminhamento para preventivo.
A programação do “Outubro Rosa” será aberta com uma palestra sobre “prevenção e diagnóstico em tempo oportuno. A palestra sobre o tema será feita pelo médico, Dr. Joaquim C. Lima dos Santos e participação da Assistente Social, Aparecida Lemes e do Pastor e presidente da Idepres, João Carlos.
A palestra será ministrada pelo médico, Joaquim C. Lima dos Santos – Foto: Divulgação
O movimento popular internacionalmente conhecido como “Outubro Rosa” é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro.
Neste ano, a campanha pretende chamar a atenção sobre a importância do exame clínico das mamas e da mamografia de rastreamento para prevenção e diagnóstico do câncer de mama e vem ao encontro das orientações do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), que não recomendam mais o autoexame para diagnóstico da doença.
O autoexame não é mais recomendado porque não consegue detectar lesões pequenas, que só podem ser identificadas pelos exames específicos solicitados a partir da consulta clínica. Hoje, o método só é preconizado onde não existe mamografia ou outro método de diagnóstico.
A campanha pretende mobilizar as mulheres a procurarem as unidades de saúde para fazerem as coletas de preventivo e o exame clínico das mamas e a solicitação de mamografia de rastreamento para prevenção do câncer de mama.