Home - Política - Pacheco lê nomes de membros da CPI da Covid-19 e...

Pacheco lê nomes de membros da CPI da Covid-19 e abre caminho para instalação da comissão

15 de abril de 2021

Leitura era o último rito processual necessário antes da instalação do colegiado. Autor do pedido de CPI, senador Randolfe Rodrigues defendeu que trabalhos comecem na quinta (22)

Pacheco lê nomes de membros da CPI da Covid-19 e abre caminho para instalação da comissãoPresidente do Senado, Rodrigo Pacheco – Foto: Divulgação

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), fez na tarde desta quinta-feira (15) a leitura dos nomes dos 18 senadores, entre titulares e suplentes, que vão compor a CPI da Pandemia, criada nesta semana e que pretende investigar omissões do governo Jair Bolsonaro no combate à Covid-19.

A leitura dos nomes era o último rito processual necessário antes da instalação do colegiado. Ou seja, a partir de agora, a CPI já pode ser instalada e começar os trabalhos.

O próximo passo é definir a data da sessão inaugural, tarefa que tradicionalmente cabe ao membro mais idoso da comissão, neste caso o senador Otto Alencar (PSD-BA), de 73 anos.

Alencar também deverá ser o responsável por presidir a primeira sessão de trabalhos, quando serão eleitos o presidente e o vice-presidente e designado o relator da comissão.

Pacheco afirmou nesta quinta, porém, que vai consultar os membros do colegiado para definir a data da primeira reunião.

O presidente do Senado disse ainda que "muito em breve" informará aos senadores o formato da instalação e do funcionamento da CPI, se ela será virtual ou presencial.

"Muito em breve nós informaremos a todo o Senado Federal o formato e a forma de instalação da CPI. Obviamente, consultarei os seus 11 membros titulares e os 7 suplentes, inclusive para definição da data", disse Pacheco.

Início na próxima semana

Pouco antes da leitura em plenário, o autor do pedido da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), defendeu que a comissão seja instalada na próxima quinta-feira (22).

Durante entrevista, Rodrigues disse que já havia sido informado por Pacheco que a instalação do colegiado deve ser “imediata”.

“Imediata seria semana que vem. Ainda hoje falei com senador Otto Alencar (PSD-BA) e ele informou que está pronto para vir a Brasília para a primeira reunião para instalação. Então, façamos. Acho razoável pensar que podemos ter a primeira reunião na próxima quinta-feira”, disse Randolfe Rodrigues.

Veja quem são os 18 senadores que compõem a CPI da Pandemia:

Titulares

1. Eduardo Braga (MDB-AM) – independente

2. Renan Calheiros (MDB-AL) - próximo à oposição, mas prefere ser chamado de independente.

3. Ciro Nogueira (PP-PI) – governista.

4. Otto Alencar (PSD-BA) - próximo à oposição, mas prefere ser chamado de independente

5. Omar Aziz (PSD-AM) - independente

6. Tasso Jereissati (PSDB-CE) - próximo à oposição, mas prefere ser chamado de independente

7. Eduardo Girão (Pode-CE) - próximo ao governo, mas prefere ser chamado de independente

8. Humberto Costa (PT-PE) - oposição

9. Randolfe Rodrigues (Rede-AP) - oposição

10. Marcos Rogério (DEM-RO) - próximo ao governo, mas prefere ser chamado de independente

11. Jorginho Mello (PL-SC) - governista

Suplentes

1. Jader Barbalho (MDB-PA)

2. Luis Carlos Heinze (PP-RS)

3. Angelo Coronel (PSD-BA)

4. Marcos do Val (Pode-ES)

5. Rogério Carvalho (PT-SE)

6. Alessandro Vieira (Cidadania-SE)

7. Zequinha Marinho (PSC-PA)

Valedoitaúnas/Informações G1



banner
banner