Home - Geral - OperaES alcança marca de mais de 100 mil cirurgias eletivas...

OperaES alcança marca de mais de 100 mil cirurgias eletivas no Espírito Santo

18 de agosto de 2025

OperaES alcança marca de mais de 100 mil cirurgias eletivas no Espírito SantoFoto: Divulgação

A Secretaria da Saúde (Sesa) está executando o Plano Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas (OperaES) e já realizou, até esta segunda-feira (18), 100.188 cirurgias eletivas no Espírito Santo.

A meta estipulada para este ano é realizar 130 mil cirurgias. Em média, estão sendo realizados 438 procedimentos por dia. No total, estão sendo investidos R$ 130 milhões nos procedimentos eletivos este ano.

As cirurgias eletivas são aquelas que podem ser programadas, que não são consideradas de urgência. Para executar o OperaES, a Sesa conta com serviços em 35 hospitais, entre rede própria, contratada e contratualizada.

As especialidades com maiores procedimentos são cirurgia oftalmológica, cirurgia geral, cirurgia ortopédica, ginecológica e urológica, além de procedimentos clínicos.

“O OperaES está proporcionando um aceleramento do tempo de espera e temos trabalhado muito para ultrapassar a meta de 130 mil cirurgias realizadas este ano. Queremos um desempenho recorde. Para isso, ampliamos os horários para realização de procedimentos e também realizando cirurgias em um sábado por mês”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.

Os procedimentos ocorrem em todas as quatro regionais de saúde do Estado: Norte, Central, Metropolitana e Sul. Cada unidade hospitalar que integra o OperaES, seja ela da rede própria da Secretaria da Saúde ou contratada, tem metas de produção a serem cumpridas ao longo do ano.

Atualização do cadastro no Integra Saúde

Para o cidadão ser informado adequadamente da marcação de sua cirurgia, é importante que mantenha atualizado o seu cadastro no sistema do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para isso, basta acessar o Portal Integra Saúde no link https://integra.saude.es.gov.br

O usuário é direcionado ao Gov.br, onde é só colocar o login e a senha cadastrados (caso não tenha feito o cadastro no Gov.br, é só realizar). Em seguida, ele é direcionado ao Integra. Na coluna, à esquerda, é só clicar em “Meu Perfil” e colocar as informações que estão desatualizadas.



banner
banner