“ONG Voluntários do Bem” e Ifes criam site de cadastramento de pessoas para doação de sangue e medula óssea
10 de março de 2020O presidente da ONG, Simar Neres, entre representantes do Ifes - Foto: Divulgação
Foi criado recentemente pela “ONG voluntários do Bem”, junto com Ifes de Nova Venécia, Norte do Espírito Santo, o site Doadores Voluntários de Sangue e Medula Óssea.
O objetivo da criação do site, segundo o presidente da ONG, Silmar Barbosa Neres, é ter um cadastro de doadores armazenado em um banco de dados, e quando alguém necessitar de doação de sangue, em específico os sangues Raros, fazemos a busca no site, onde temos as informações, daí procedemos o contato com os possíveis doadores solicitando a possível doação.
Já o cadastro de medula óssea é uma forma de poder incentivar a população a se cadastrar como possíveis doadores, uma vez que nesta situação depende da compatibilidade entre doador e receptor.
Nas situações raras, os doadores aparentados tem chances maiores. Entre pais e irmãos são de 25%, primos e tios 04%, e na população em geral é de 01 para 100.000 as chances de salvar alguém que necessita da doação de medula óssea.
Silmar orientação aos possíveis doadores que o cadastro seja feito com responsabilidade, e consciente das chances de se doar, e salvar vidas.
As etnias: Quilombolas, pomeranos, e indígenas, são escassos os cadastros no banco de dados de medula óssea.
“Os sangues negativos como 0- são raros e temos a necessidade de muitos cadastros, mas todos os tipos de sangue são importantes”, ressaltou Silmar.
“Acesse o site www.doadoresvoluntariosdobem.com.br e se cadastre. Aguardamos seu cadastro. Esta causa é nobre e hoje alguém pode estar precisando de doação de sangue ou medula óssea; amanhã pode ser você que estará precisando”, concluiu Silmar.
Valedoitaunas