Home - Geral - Onda de calor toma conta do país e deve durar...

Onda de calor toma conta do país e deve durar pelo menos até dia 10 de maio

30 de abril de 2024

A onda de calor que atinge o país deve se estender, pelo menos, até o dia 10 de maio, dizem agências meteorológicas

Onda de calor toma conta do país e deve durar pelo menos até dia 10 de maioFoto: Reprodução/Internet

Calor no outono: é o que aponta a previsão do tempo para o mês de maio, com chuvas e a temperatura acima da média em quase todo o país, de acordo com o Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o órgão, as temperaturas médias podem ultrapassar 26ºC nas regiões Norte e Nordeste. Já na região Sudeste, os termômetros vão variar entre 20ºC e 22ºC, com dias ainda quentes – principalmente durante as ondas de altas temperaturas que aproximam o termômetro dos 30ºC – e as madrugadas ficando mais frescas.

Para o Sul são previstos valores médios menores, próximos a 20ºC. Já em áreas de maior altitude da região Sul e Sudeste, são previstas temperaturas próximas ou inferiores a 14ºC.

Calor fora de época

Conforme o site Climatempo, a previsão indica que a onda se estenderá até pelo menos o dia 10 de maio. Esta é a quarta onda que atinge o país apenas em 2023.

Nesta época do ano, as altas temperaturas costumam ser menos intenso devido à menor incidência de radiação solar e dias mais curtos. No entanto, o Brasil enfrenta a condição, fora do comum, desde a semana passada.

A onda está trazendo temperaturas típicas de verão para o outono brasileiro, desafiando as expectativas climatológicas usuais para o mês de maio.

Outra característica do verão também será perceptível no outono: as chuvas. De acordo com o Climatempo, grande parte do país deve ter precipitações acima da média.

A previsão é de chuva próxima ou abaixo da média no extremo-norte e sul da região Norte, norte da região Nordeste, região Centro-Oeste e interior da região Sudeste, além de áreas do centro-norte do Paraná é prevista chuva próxima e abaixo da média.

Não estão descartados eventos de chuva na parte norte e leste da região Nordeste, ainda devido à atuação da zona de convergência intertropical, bem como o aquecimento do Atlântico Tropical.

(Fonte: Metrópoles)



banner
banner