Home - Geral - Onda de calor ou frente fria? Saiba como serão os...

Onda de calor ou frente fria? Saiba como serão os últimos dias do inverno no ES

15 de setembro de 2024

Inverno chega ao fim em uma semana para dar lugar à primavera. Confira a seguir a previsão do tempo para os próximos dias

Onda de calor ou frente fria? Saiba como serão os últimos dias do inverno no ESFoto: Thiago Soares/Folha Vitória

O tempo seco e com baixa umidade deve começar a diminuir nos próximos dias na faixa sul brasileira, com a aproximação de uma frente fria que deve provocar instabilidade no tempo. Em outras regiões, no entanto, como no Espírito Santo, nada de chuva forte por enquanto.

De acordo com a previsão do Instituto Climatempo, algumas cidades brasileiras podem até registrar recorde de temperatura nos próximos dias.

Nos últimos dias do inverno, estação que termina em uma semana para dar lugar à primavera, a temperatura pode chegar a 36ºC em algumas regiões do Espírito Santo, segundo prevê o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Frente fria contra massa de calor

De acordo com o Climatempo, a massa de ar quente, que já vem causando temperaturas elevadas, continuará atuando nos próximos dias. No entanto, a aproximação de uma nova frente fria trará um fenômeno conhecido como "efeito pré-frontal", que tende a intensificar o calor antes da chegada da frente fria.

O fenômeno ocorre porque o ar frio, sendo mais denso, empurra o ar quente para cima, comprimindo-o e elevando ainda mais as temperaturas em amplas áreas do Brasil.

A partir de terça-feira (17), a aproximação de uma passagem de frente fria pelo oceano provoca nuvens e pode até trazer chuva fraca para alguns trechos do Estado, mas o calor deve permanecer.

O que esperar da primavera?

A primavera começa oficialmente às 9h44 de 22 de setembro. Segundo o Climatempo, durante a estação, as pancadas de chuva à tarde e à noite vão ficando cada vez mais frequentes e generalizadas à medida que a atmosfera vai ganhando umidade e a circulação de vento sobre a América do Sul distribui esse ar úmido pelo Brasil.

A passagem de frentes frias pela costa do Sul e do Sudeste é comum e alguns sistemas ainda podem ter intensidade moderada a forte, causando um resfriamento bastante acentuado, porém, em geral, por poucos dias.

A atuação de massas de ar frio de origem polar sobre o Brasil na primavera é mais comum na região Sul, em partes do Sudeste, com menos frequência em partes da Região Centro-Oeste e raramente consegue provocar friagens na Região Norte.

Algumas frentes frias atípicas podem ter força para aumentar a chuva na Bahia. Os meses de primavera, climatologicamente são os mais quentes do ano na maioria das áreas do Centro-Oeste, do Sudeste e Nordeste.

(Fonte: Folha Vitória)



banner
banner