Home - Geral - Onda de calor afeta mananciais no ES e pode comprometer...

Onda de calor afeta mananciais no ES e pode comprometer abastecimento de água em 53 cidades; saiba quais são

16 de novembro de 2023

Cesan informou que calor excessivo está afetando os mananciais, que tiveram uma queda no volume de água nos últimos dias

Onda de calor afeta mananciais no ES e pode comprometer abastecimento de água em 53 cidades; saiba quais sãoRio Jucu Foto: Reprodução/ TV Gazeta

A onda de calor que atinge o Espírito Santo pode afetar o abastecimento de água em 53 cidades do estado. O alerta da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) foi emitido nessa quarta-feira (15) e vale para os municípios capixabas que são atendidos pela empresa.

Por causa do calor excessivo, segundo a companhia, os mananciais onde a Cesan capta água para abastecer a população sofreram uma queda acentuada.

Entre as cidades que podem ser afetadas, estão a capital do Espírito Santo, Vitória, e os outros municípios da região metropolitana (veja abaixo a lista completa das 53 cidades).

Alguns moradores receberam o aviso por mensagem de texto. O comunicado também foi publicado no site da Cesan.

Onda de calor afeta mananciais no ES e pode comprometer abastecimento de água em 53 cidades; saiba quais sãoComunicado Cesan Foto: Reprodução

"Pedimos à população que economize água e pratique o reúso. O alerta vale para todos os 43 municípios atendidos pela Companhia. Em casos emergenciais o abastecimento está sendo complementado com caminhões-pipa", avisou a companhia no comunicado.

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) informou que a vazão atual do Rio Jucu é de 8060 litros/segundo, se aproximando do nível considerado crítico, que é de 6.260,04 litros/segundo.

Onda de calor afeta mananciais no ES e pode comprometer abastecimento de água em 53 cidades; saiba quais sãoOnda de calor que atinge o Espírito Santo pode afetar o abastecimento de água em 43 cidades do Estado Foto: Reprodução/TV Gazeta

Há menos de 15 dias, a vazão estava em mais de 20 mil litros/ segundo. Já o rio Santa Maria da Vitória está com uma vazão de 4.300,78 litros/segundo, sendo que o nível crítico é de 2.895,30 litros/segundo. No início de novembro, essa vazão era superior a 15 mil litros/segundo. Os dois rios abastecem a Grande Vitória.

Quem tiver problema com abastecimento de água no Espírito Santo pode entrar em contato com a Cesan pelos telefones 115, 08000952305 (exclusivo para Aracruz) ou pelo WhatsApp (27) 3422-0115.

Veja lista de cidades atendidas pela Cesan:

Afonso Cláudio

Água Doce do Norte

Águia Branca

Alto Rio Novo

Anchieta

Apiacá

Aracruz

Atílio Vivacqua

Barra de São Francisco

Boa Esperança

Bom Jesus do Norte

Brejetuba

Cariacica

Castelo

Conceição da Barra

Conceição do Castelo

Divino São Lourenço

Domingos Martins

Dores do Rio Preto

Ecoporanga

Fundão

Guarapari

Ibatiba

Irupi

Iúna

Laranja da Terra

Mantenópolis

Marechal Floriano

Montanha

Mucurici

Muniz Freire

Muqui

Nova Venécia

Pancas

Pedro Canário

Pinheiros

Piúma

Ponto Belo

Presidente Kennedy

Rio Novo do Sul

Santa Leopoldina

Santa Maria de Jetibá

Santa Teresa

São Gabriel da Palha

São José do Calçado

São Roque do Canaã

Serra

Venda Nova do Imigrante

Viana

Vila Pavão

Vila Valério

Vila Velha

Vitória

Vitória pode bater recorde de calor

Onda de calor afeta mananciais no ES e pode comprometer abastecimento de água em 53 cidades; saiba quais sãoTemperaturas altas encheram as praias de Vitória, ES, neste domingo (12) Foto: Vitor Jubini

Vitória está entre as 4 capitais que podem registrar, nesta quinta-feira (16) recorde de calor no ano, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com o instituto, 15 estados e o Distrito Federal ainda estão em alerta de "grande perigo" por causa dos termômetros elevados. O aviso meteorológico tem duração até a próxima sexta-feira (17).

As altas temperaturas registradas nos últimos dias são consequência da quarta onda de calor deste ano no Brasil. Apesar de ser um fenômeno comum na primavera, desta vez o evento está sendo acentuado por um El Niño intenso e pelos efeitos do aquecimento global.

(Fonte: g1 ES)



banner
banner