Home - Geral - OMS reitera que apenas pessoas doentes utilizem máscaras

OMS reitera que apenas pessoas doentes utilizem máscaras

31 de março de 2020

Sistema de saúde mundial sofre com escassez de materiais de higiene; veja as orientações das autoridades

OMS reitera que apenas pessoas doentes utilizem máscarasNão há evidências de que uso em massa de máscaras traga qualquer benefício contra o vírus – Foto: Pixabay/Tumisu

Oficiais da Organização Mundial da Saúde voltaram a recomendar segunda-feira (30) que apenas pessoas contaminadas pela Covid-19 ou quem tenha contato direto com portadores do vírus utilizem máscaras. Especialistas ainda informam que não há indícios de que o uso em massa traga algum benefício.

“Lidamos com o problema de que há uma escassez no estoque global de máscaras”, diz Mike Ryan, diretor executivo da OMS. “Neste momento, as pessoas com maior risco de contrair o vírus estão na linha de frente: os profissionais da saúde. Pensar que eles podem não ter máscaras suficientes é horrível”.

A reutilização de equipamento de higiene hospitalar como máscaras e luvas já foi reportada em alguns hospitais ao redor do mundo, onde médicos e enfermeiros precisam escrever seus nomes nas máscaras para esterilizá-las entre os atendimentos.

A epidemiologista Maria Van Kerkhove, da OMS, afirma que o uso das máscaras deve ser priorizado onde são mais necessárias. “Na comunidade, não recomendamos a utilização de máscaras, a não ser que você esteja doente. Proteger os profissionais da saúde é prioridade”.

Valedoitaunas/Informações iG



banner
banner