Obras nos acessos avançam em ritmo acelerado na requalificação do Sítio Histórico Porto, em São Mateus, ES
27 de junho de 2024Foto: Divulgação/Secom/PMSM
Em mais uma parceria com o Governo do Estado, os trabalhos em dois dos principais acessos ao Sítio Histórico Porto de São Mateus, no Norte do Espírito Santo, a Ladeira Ciro Cunha Sodré (São Gonçalo) e a Avenida Cricaré, avançam em ritmo acelerado.
Na Ladeira, onde foi realizada terraplanagem e instalação de sistema de drenagem, com manilhamento, sarjetas e canaletas para coleta de águas pluviais, a nova pavimentação em sistema pé-de-moleque, preservando as características do piso original, está quase concluída.
Na Avenida Cricaré as obras avançam no sentido Ladeira do Besouro x Largo do Chafariz. Ali também estão sendo instaladas manilhas e sistema de coleta de águas pluviais, seguidos pela pavimentação com utilização de paralelepípedos, também preservando as características originais.
No largo do Chafariz, as tubulações e caixas de passagem para esgoto e recolhimento de águas pluviais estão concluídas, e as intervenções paisagísticas – como calçadas, desníveis e canteiros – estão em ponto de acabamento.
A regularização do terreno e o novo piso da área central do Largo só aguardam a liberação do Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) para serem retomadas, finalizando aquela etapa.
No todo, o Projeto de revitalização inclui pavimentação de várias ruas no Sítio e no entorno, drenagem, desenhos das calçadas e travessias de pedestres, melhorias nas escadarias, melhorias na iluminação e definição de mobiliário urbano, entre outras possibilidades.
SÍTIO ARQUEOLÓGICO
Supervisionadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), as intervenções revelaram que o Porto não apenas tem relevância histórica, mas também é arqueologicamente relevante.
Numa área específica, dentro do perímetro das intervenções, foram encontrados artefatos comprovadamente datados do século XIX e materiais ainda mais antigos, que estão sendo analisados em laboratório para precisar a que período pertencem.