Home - Geral - O que significam as lambidas de cachorro, segundo especialistas

O que significam as lambidas de cachorro, segundo especialistas

02 de março de 2025

Muitas vezes interpretado como um gesto carinhoso, as lambidas podem revelar muito

O que significam as lambidas de cachorro, segundo especialistasLambidas de cachorro podem comunicar mais que afeição – Foto: Divulgação/Freepik/ND

As famosas lambidas de cachorro se tornaram um agrado para os tutores. Porém, especialistas revelam que por trás do gesto canino pode existir muito mais do que carinho.

O carinho canino é muitas vezes interpretado em gestos como o balançar do rabo, toques e inclusive as lambidas. Mas segundo um artigo da Dra. Alexandra Horowitz, chefe do Laboratório de Cognição Canina Horowitz, na Universidade de Columbia, o gesto nem sempre é carinhoso.

A especialista explica que filhotes de animais como lobos, coiotes, raposas e cachorros selvagens, da família dos canídeos, costumam lamber o rosto da mãe para que ela regurgite alimento para eles.

Porém, com o passar dos anos e com a domesticação do animal, lamber se tornou uma forma de saudação para a maioria dos cachorros. “Podem realmente ser um sinal de que seu cão está feliz em vê-lo”.

Lambidas de cachorro podem significar problemas de saúde

Apesar do gesto em sua maioria ser inofensivo, também pode significar que o pet está tentando comunicar algo para o tutor, como submissão ou até um problema de saúde.

Segundo a veterinária Aline Vital, cachorros que lambem excessivamente podem estar sofrendo de ansiedade, tédio e até dor. Alergias e outros problemas de saúde também podem ser o motivo para as lambidas.

Procure ajuda veterinária

Por isso, caso as lambidas de cachorro se tornem excessivas, de forma preocupante, é preciso procurar um veterinário para encontrar a causa do comportamento.

Caso o animal não tenha problemas de saúde, o hábito pode ser um problema comportamental. Neste caso, é possível treinar o pet para minimizar as lambidas.

O que significam as lambidas de cachorro, segundo especialistasCaso as lambidas de cachorro se tornem excessivas é preciso procurar um veterinário – Foto: Divulgação/Freepik/ND

(Fonte: ND+)



banner
banner