O que fazer quando o Bolsa Família é bloqueado?
01 de agosto de 2024O não cumprimento das condições do Bolsa Família pode acarretar o bloqueio do benefício
Benefício pode ser bloqueado por vários motivos, saiba como reativá-lo – Foto: Reprodução
O Bolsa Família é considerado o mais amplo programa de transferência de renda destinado à população no Brasil.
Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em 2023, mais de 21 milhões de famílias foram beneficiadas pelo programa, recebendo apoio financeiro em suas necessidades básicas.
Para muitas famílias, o Bolsa Família é indispensável. Por isso, ter o benefício bloqueado pode ser alarmante, mas infelizmente pode acontecer. Se seu Bolsa Família foi bloqueado, algumas etapas precisam ser seguidas para retomar os pagamentos.
Por que o Bolsa Família é bloqueado?
O programa Bolsa Família exige que as famílias atendam a diversos critérios para receberem o benefício.
Em algumas situações, o benefício pode ser bloqueado ou até cancelado devido ao não cumprimento desses requisitos. As razões para o bloqueio do Bolsa Família são variadas:
- Família com CadÚnico desatualizado;
- Renda familiar superior ao limite permitido para obter o benefício;
- Frequência escolar das crianças da família abaixo do exigido;
- Carteira de vacinação sem atualização;
- Ausência de acompanhamento nutricional para crianças até 7 anos;
- Falta de acompanhamento pré-natal para gestantes.
Como saber se meu Bolsa Família foi bloqueado?
Você pode receber mensagens de texto informando a necessidade de atualizar suas informações para continuar recebendo o benefício.
Além disso, é possível consultar o status do seu Bolsa Família através dos aplicativos Bolsa Família e Caixa Tem.
Na tela inicial dos apps, na aba de pagamentos, aparecerá uma indicação de que o Bolsa Família está bloqueado, destacada na parcela do pagamento que seria recebida.
O que fazer em caso de bloqueio?
Ao notar que o Bolsa Família foi bloqueado, a primeira ação a ser tomada é resolver a questão presencialmente.
O recomendado é que o titular da família vá até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para obter esclarecimentos sobre o motivo da suspensão do benefício.
Leve um documento de identificação com foto e, se possível, um comprovante de residência. Embora esses documentos não sejam obrigatórios para a visita ao CRAS, eles podem acelerar o processo, dependendo da razão do bloqueio.
No CRAS, além de obter uma explicação detalhada sobre o ocorrido, você receberá orientações sobre os próximos passos necessários para desbloquear o benefício. Cada situação pode exigir um procedimento diferente para a liberação da parcela.
Desde o pedido de regularização, atualização das informações ou uma nova aprovação do benefício, o desbloqueio do Bolsa Família pode levar até 90 dias.
Para aqueles que tiveram o Bolsa Família bloqueado, há uma boa notícia: as parcelas retidas durante a suspensão serão pagas ao beneficiário. Assim, após o desbloqueio, o benefício retroativo é liberado normalmente.
(Fonte: Capitalist)