Home - Geral - O que esperar da temperatura nas próximas semanas?

O que esperar da temperatura nas próximas semanas?

27 de junho de 2023

O que esperar da temperatura nas próximas semanas?Fim de junho e começo de julho de 2023 terão mais calor do que frio no Brasil? – Foto; Getty Imagens

A última semana de junho de 2023 começou com temperaturas muito acima do normal para o mês no Sul e em muitas áreas do Sudeste. O calor fora de hora não é culpa do El Niño. No Sul e em parte do Sudeste do Brasil, a falta de ar frio há vários dias, o sol forte por muitas horas e a persistência de ventos quentes, vindos do Norte do Brasil, elevaram as temperaturas nos últimos dias.

De acordo com o CLIMATEMPO, uma frente fria vai causar queda de temperatura nos últimos dias de junho de 2023, mas não será para todos.

O que esperar da temperatura nas próximas semanas?

O que esperar da temperatura nas próximas semanas? Quando vai esfriar novamente?

Pelo até por volta do dia 10 de julho, o Brasil não deve sentir nenhuma onda de frio abrangente e forte, como a que ocorreu em meados de junho. Algumas frentes frias vão avançar para o Brasil, mas suas massas polares terão atuação restrita a poucos estados brasileiros.

No começo de julho, temperaturas altas vão predominar no país, o que é comum nesta época na Região Norte e no Nordeste. Mas temperaturas acima do normal ainda serão observadas no Sudeste e o calor será intenso e acima do normal em muitas do Centro-Oeste. Algumas áreas da Região Sul terão chuva, o que vai inibir o aquecimento excessivo.

Nestes últimos dias de junho, uma frente fria avança pela costa do Sul e do Sudeste do Brasil. Sua massa polar tem moderada a forte intensidade, mas não vai conseguir entrar pelo interior do Brasil. Junho vai terminar bem frio no Uruguai, na Argentina. A temperatura cai bastante no Rio Grande do Sul na quarta-feira, 28 de junho, e pode gear na quinta, 29, e na sexta-feira, 30, na fronteira com o Uruguai.

Também está sendo esperada uma queda de temperatura a partir da quinta-feira, 29 de junho, em Santa Catarina, no Paraná, no sul e leste de São Paulo, Rio de Janeiro, sul e leste de Minas Gerais. No Espírito Santo deve refrescar no fim de semana, o primeiro de julho. Mas nenhum destes estados terá frio intenso ou comparável ao que fez em meados de maio.

Entre os dias 5 e 10 de julho, o ar frio de origem polar chega ao extremo sul do Brasil, mas será bloqueado e vai atuar com força somente sobre o Rio Grande do Sul.  Até 10 de julho, não há expectativa de ar frio forte e abrangente sobre o Brasil.

A expectativa de uma massa polar forte, que consiga avançar pelo interior do Brasil fica para a segunda quinzena de julho.



banner
banner