O que acontece com a sua pele quando você fica dias sem tomar banho
30 de julho de 2024À coluna, uma médica especialista em pele explica o que a ausência de banho tende a causar na cútis. Confira!
Foto: Charday Penn/Getty Images
A ex-BBB Paula Freitas relatou, recentemente, nas redes sociais que está há mais de 20 dias sem tomar banho. Ela teria tomado a decisão, conforme relato, para ajudar a melhorar a cicatrização de uma cirurgia de remodelação na costela. A decisão da biomédica paranaense causou curiosidade na coluna Claudia Meireles.
Caso tenha feito o seguinte questionamento: o que acontece com a pele de uma pessoa que fica dias sem tomar banho? A médica Fernanda Nichelle, de Porto Alegre (RS), explica o que a ausência de higienização tende a causar na cútis. Segundo a especialista em pele, patologias dermatológicas podem surgir em decorrência do hábito.
Micoses podem surgir na pele como resultado da falta de banho – Foto: Cunaplus_M.Faba/Getty Images
“A falta de banho e a ausência de higienização correta pode acarretar no acúmulo de sujidades e uma proliferação inadequada de bactérias e fungos na pele, que é um órgão de proteção para o corpo”, enfatiza a médica. De acordo com Fernanda, “a falta de higiene” gera várias condições dermatológicas.
“Micoses; infecções bacterianas graves; bromidrose, que é o mau cheiro axilar; escabiose, também conhecida como sarna. Tem várias doenças e essas são alguns dos exemplos que podem acontecer pela falta de higiene”, cita a especialista em pele.
Fernanda sustenta sobre o banho auxiliar a higienização da cútis, e também ajuda no “aporte de hidratação pela água em contato com a pele”.
A médica salienta que o banho mais adequado “não deve ser muito demorado, com água em temperatura morna ou ambiente”. Fernanda Nichelle indica não usar buchas vegetais e dá um conselho. “É ideal realizar uma hidratação intensiva [na pele], nos primeiros 15 minutos após o banho”, recomenda a especialista.
A médica orienta tomar banho com a temperatura morna ou ambiente – Foto: Pheelings Media/Getty Images
(Fonte: coluna Claudia Meireles/Metrópoles)