O futuro da FIV chegou: Inteligência Artificial promete revolucionar a escolha de embriões
12 de setembro de 2025Maior evento de reprodução assistida da América Latina em São Paulo vai reunir especialistas internacionais e nacionais sobre as principais inovações da área
Foto: Divulgação
O uso da Inteligência Artificial (IA) nos tratamentos de fertilização in vitro (FIV) será um dos principais temas do CBRA 2025 – Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida, que acontece em São Paulo. Pela primeira vez, o evento contará com um Summit exclusivo sobre IA, Tecnologia e FIV, reunindo grandes nomes nacionais e internacionais para debater as ferramentas mais avançadas no auxílio à escolha de embriões, seu custo-benefício, aplicabilidade e impacto nos resultados laboratoriais e genéticos.
Segundo o embriologista, especialista em reprodução assistida Dr. Ivan Yoshida, a IA vem ganhando espaço nas clínicas, especialmente por meio de câmeras instaladas nas incubadoras que acompanham, em tempo real, o desenvolvimento dos embriões. “Esses dados são analisados por programas de computador que ajudam os profissionais a escolher o embrião com melhor potencial. É uma ferramenta promissora, mas ainda precisamos de estudos mais amplos e confiáveis para comprovar que ela realmente melhora os resultados dos tratamentos”, explica.
Hoje, a IA também já é usada para prever o melhor momento da coleta dos óvulos e para analisar a qualidade de óvulos, espermatozoides e embriões. No entanto, o alto custo ainda é um dos principais obstáculos, além da validação, ou seja, que a tecnologia realmente tenha comprovação prática para sua adoção mais ampla. “Com o tempo, a tendência é que fique mais acessível e realmente comprove sua eficiência, para que possa beneficiar mais pessoas”, acredita o embriologista.
Dr. Ivan reforça que a IA ainda não substitui os exames genéticos já utilizados, mas pode ser uma aliada no momento da decisão final. “A inteligência artificial pode funcionar como um apoio na hora de decidir qual o embrião cromossomicamente normal tem mais chance de sucesso”, afirma. Além disso, a tecnologia tem potencial para personalizar os tratamentos, adaptando as decisões de acordo com o perfil de cada paciente – um avanço ainda em fase de desenvolvimento.
Com o tema “Sustentabilidade e suas interfaces com a Reprodução Assistida”, o CBRA 2025 espera reunir mais de 3 mil especialistas da área. “O CBRA é um congresso nacional, o maior em Reprodução Assistida, um grande fórum onde podemos discutir tecnologias e compartilhar nossas experiências e resultados. É um momento em que centros mais desenvolvidos podem dividir sua expertise com clínicas menores e com menos recursos. O CBRA representa a democratização e a ampliação da ciência”, conclui o Dr. Ivan.
Entre os especialistas internacionais confirmados para o Summit estão Cristina Hickman (Embriológica), Marcos Messeger (Vitrolife Group), Giles Palmer (Embriológica), Luis Guzman (Cooper Surgical), Alejandro Motta (Pro-Seed), Natalia Basile (WeFiv), Erik Strait (Vitrolife Group) e Andreu Vives Perelló (Kitazato).
“A programação será integrada entre as salas clínicas, de enfermagem, psicologia, nutrição e de embriologia, com todos os participantes reunidos durante as manhãs para fóruns e painéis de debate. A proposta é discutir de forma ampla o uso das principais tecnologias e da IA nos tratamentos de reprodução assistida, avaliando indicações, resultados, acessibilidade e caminhos para ampliar o uso responsável e eficaz dessas soluções”, afirma o Dr. Emerson Barchi Cordts, médico especialista em Reprodução Assistida e presidente do evento.
Com o tema “Sustentabilidade e suas interfaces com a Reprodução Assistida”, o Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida (CBRA) 2025 espera reunir mais de 3 mil especialistas da área. Promovido pela Associação Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), o CBRA 2025 acontecerá entre os dias 5 e 8 de outubro, no WTC São Paulo. O Summit IA & Tech & FIV será no dia 8 de outubro, de 8h às 10h, e promete unificar a clínica e a embriologia em um grande palco de inovação com os maiores especialistas nacionais e internacionais em Inteligência Artificial, Tecnologia e Reprodução Assistida.