Nuvem de formigas voadoras é identificada na Inglaterra
22 de julho de 2020Fenômeno foi identificado pelo sistema de vigilância meteorológica da Grã-Bretanha; insetos podem formar uma nuvem em sobrevoo durante dias quentes e úmidos de verão
Nuvem de formigas identificada pelo Met Office – Foto: Reprodução
Uma nuvem de formigas voadoras enganou o sistema de alerta meteorológico do Reino Unido na última sexta-feira (17). Os radares do Met Office, serviço nacional de meteorologia, identificaram uma massa parecida com a formação de chuva nas cidades de Littlehampton e Ipswich, na Inglaterra.
Os meteorologistas inicialmente pensaram que a imagem formada no radar mostrava parte do território coberto por nuvens de chuva, que se moviam, o que não é incomum para o clima britânico mesmo durante o verão.
Os especialistas do Met Office logo perceberam que a mancha azul dos radares era, na verdade, um enxame de insetos voando pelo céu do reino. Segundo a agência Reuters, moradores de diversas localidades do país relataram avistar formigas voadoras em diversos pontos da ilha – mas nem todos foram captados pelo sistema.
"Não está chovendo em Londres, Kent ou Sussex, mas nosso radar diz o contrário", escreveu o Met Office em uma rede social. "Na verdade, o radar está captando um enxame de formigas voadoras no sudeste".
Segundo o serviço britânico de meteorologia, em dias quentes, úmidos e sem vento do verão, os insetos podem sobrevoar diversas áreas do mapa com seu enxame. Não foi relatado nenhum dano provocado pelo exército de formigas voadoras.
Valedoitaúnas/Informações G1