Nutricionista aponta os benefícios da manga para a saúde
20 de maio de 2024Além de saborosa, a manga é uma fruta poderosa quando falamos de saúde. Conheça os principais benefícios dos alimentos
Nutricionista aponta os benefícios da manga para a saúde - Foto: Shutterstock
Saborosa, versátil e poderosa quando se trata de benefícios à saúde. Estamos falando da manga, fruta nativa do sul e do sudeste asiático desde o leste da Índia até as Filipinas, e introduzida com sucesso no Brasil. Tanto que, por aqui, é uma das frutas mais populares da nossa alimentação.
Benefícios da manga
Sua popularidade se deve, em grande parte, aos benefícios que a manga fornece à saúde. Para quem sofre de prisão de ventre, por exemplo, essa é uma boa opção para adicionar na dieta.
“Isso porque a manga ajuda no aporte de fibras, que favorecem o funcionamento do intestino, fazendo com que ele passe a funcionar melhor. Ela ainda auxilia na função intestinal, controla a saciedade, favorece a imunidade, melhora a saúde da pele e da visão, além de ser ótima para repor a energia”, ressalta Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.
Mas os benefícios da fruta não acabam por aí. Por ser uma boa fonte de potássio e magnésio, ela também atua na regulação da pressão arterial, na saúde muscular e óssea, na reposição de sais perdidos no suor e, além disso, ajuda na prevenção de câimbras.
Como acrescentar manga na alimentação
“O seu consumo deve se associar a bons hábitos alimentares, de um modo geral. Isto é, contendo o consumo total de aproximadamente 500g de vegetais por dia. Uma manga média pode representar 200g a 300g desse consumo”, explica a nutricionista.
Não há restrições específicas para consumir a fruta. No entanto, a especialista apenas recomenda que cada pessoa se atente para os excessos, considerando que a manga possui uma quantidade considerável de carboidratos.
“E em relação a misturar o leite com a manga, já sabemos que é mito. Assim, não há problema nenhum em fazer uma vitamina batendo leite com manga ou até mesmo fazer um picolé caseiro com essa combinação”, destaca.
(Fonte: Saúde em Dia)