Número de casamentos aumenta no Espírito Santo, aponta IBGE
12 de dezembro de 2019
Aumento em relação a 2017 foi de 1,1%. Por outro lado, os casais também estão se separando mais. O número de divórcios cresceu 2,6%.
Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que o número de casamentos realizados no Espírito Santo subiu em 2018. O aumento em relação a 2017 foi de 1,1%. Por outro lado, os casais também estão se separando mais. O número de divórcios cresceu 2,6%.
Ainda de acordo com a pesquisa, apesar de o aumento do número de divórcios ter sido maior, o Espírito Santo registrou mais uniões que separações. No ano passado foram quase 25 mil casamentos contra cerca de 9 mil divórcios. O número de separações foi 2,6% superior ao total de divórcios em 2017.
O levantamento também apontou que o tempo médio entre o casamento e o divórcio é de 13 anos no Espírito Santo.
Cônjuges do mesmo sexo
Entre cônjuges do mesmo sexo, houve 129 registros de casamentos no Estado em 2018 (0,5% do total de casamentos), sendo 66 (51,2%) entre cônjuges masculinos e 63 (48,8%) entre cônjuges femininos.
O número de casamentos entre pessoas do mesmo sexo aumentou 53,6% em relação a 2017, quando foram registrados 84 casamentos.
Exemplo de união
Juntos há sete anos, o produtor e ativista social Marcelo Gomes e a professora de dança Juliana Machado contam que vale a pena acreditar no casamento. Eles ainda não oficializaram a união, mas já são considerados um exemplo de parceria e companheirismo.
“Ele estava sempre do meu lado. Todos os momentos, de dor, tristeza, nos momentos bons de alegria, ele está sempre presente”, disse Juliana.
(*G1)