Home - Política - Novo secretário de Esporte de São Mateus busca parceria com...

Novo secretário de Esporte de São Mateus busca parceria com vereadores

25 de novembro de 2021

Jonas pede apoio da Câmara de Vereadores para fomentar esporte e lazer

Novo secretário de Esporte de São Mateus busca parceria com vereadoresO secretário de Esporte Jonas Rissi Chagas e o subsecretário Iran Dias foram convidados pelo vereador Carlinho Simião (Centro) – Foto: Assessoria de Comunicação/CMSM

Planejamento e articulação para a retomada dos projetos socioesportivos nas comunidades mateenses tem sido a prioridade do novo secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Jonas Rissi Chagas, conforme ele mesmo relatou durante a sessão da última terça-feira (23), da Câmara Municipal de São Mateus, no Norte do Espírito Santo.

Em pronunciamento na tribuna popular a convite do vereador Carlinho Simião, Jonas conclamou apoio do Parlamento para as ações que articula em prol das comunidades urbanas e rurais do município.

O secretário adianta que, além de colocar novamente em funcionamento quadras, ginásios e campos de futebol, busca a captação de pelo menos 10 professores de Educação Física. O objetivo é que, ao menos, 10 modalidades esportivas diferentes sejam ofertadas à crianças e adolescentes com participação do poder público municipal.

Acompanhado do subsecretário Iran Dias, Jonas fez um breve balanço dos primeiros 40 dias à frente da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Selj). O secretário destacou que recebe, da parte do prefeito interino, Ailton Caffeu, liberdade para trabalhar. Por isso aproveita para articular apoios também na Assembleia Legislativa do Estado, em busca de emendas parlamentares, e no Governo do Estado, inclusive, para atender 2.500 crianças e adolescentes via Programa Campeões do Futuro.

Dessas parcerias, disse que confia na retomada das obras do campo de futebol de Guriri, além da construção e reforma de quadras poliesportivas e academias de ginástica com aparelhos em inox. Jonas reforçou que quer colocar em uso o Ginásio Poliesportivo Municipal ‘Antônio Houri’. A necessidade de reformas urgentes atinge também equipamentos esportivos do Centro de Vivência Amélia Boroto e dos campos de futebol soçaite, depredados por vândalos.

O secretário adiantou que pretende reunir todos os desportistas mateenses já no início de 2022, para apresentar os planos e orçamento da Selj. “Peço a cada vereador que nos ajude com emendas ao Orçamento”, conclamou Jonas, salientando ainda que busca parcerias com organizações sociais e também com a iniciativa privada, como o Centro Cultural Araçá e a Faculdade Vale do Cricaré. Entre os projetos, Jonas antecipou que estuda a realização de um projeto com ruas de lazer a cada trimestre nos bairros.

O otimismo de Jonas foi reforçado pelo subsecretário Iran Dias, que lembrou que chegou à São Mateus, há 26 anos, como jogador profissional, e permaneceu na cidade firmando muitas amizades. Há 17 anos ele comanda uma bem-sucedida escolinha de futebol. “Esporte salva vidas”, frisou.

Vereadores

Na sessão legislativa, os vereadores elogiaram o secretário Jonas Rissi Chagas e também aproveitaram para sugerir ações esportivas por todo o município. O vereador Isael Aguilar requereu a retomada da escolinha de futebol que no passado atendia crianças em Nova Lima.

Junto com o colega Delermano Suim, Isael ainda defendeu a busca de parceria para aproveitamento da estrutura do extinto Greca, que pertence à empresa Suzano. A utilização desse complexo esportivo para atender a toda a zona oeste da cidade é uma bandeira de luta do presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Fundão.

Robertinho de Assis e Kacio Mendes apontaram a importância do esporte e seus benefícios para a saúde. Kacio lembrou de conquistas recentes junto com o ex-secretário Jasson Barcelos. “Conseguimos academia de inox e ginásio coberto para Guriri”, disse o vice-presidente da Câmara, lembrando-se da luta para construir o campo de futebol de Guriri.

A vereadora Ciety Cerqueira defendeu o incentivo ao esporte nas comunidades do campo, inclusive com suporte de materiais e equipamentos. Ela lembrou que o futebol une os moradores no meio rural. Carlinho Simião, por sua vez, pediu a retomada dos campeonatos municipais de futebol. “Vamos fazer o melhor”.

Valedoitaúnas



banner
banner