Home - Geral - Novo centro cirúrgico do Hospital Roberto Silvares, em São Mateus,...

Novo centro cirúrgico do Hospital Roberto Silvares, em São Mateus, ES, completa um ano com ampliação da assistência

09 de janeiro de 2026

Novo centro cirúrgico do Hospital Roberto Silvares, em São Mateus, ES, completa um ano com ampliação da assistênciaFoto: Divulgação

O novo centro cirúrgico do Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, completa um ano de funcionamento, nesta sexta-feira (9). Desde a inauguração, realizada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, e pelo secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, a estrutura de 1.193 metros quadrados, equipada com tecnologia de ponta, vem superando as expectativas e ampliando a capacidade assistencial do hospital, beneficiando diretamente a população do norte do Espírito Santo.

Na semana em que celebra este primeiro ano de atividades, o HRAS recebeu uma paciente de 105 anos para a realização de uma cirurgia ortopédica. Os cirurgiões responsáveis pelo atendimento, Lucas Freitas e Lucas Sampaio, destacaram que o procedimento estava sendo realizado apenas um dia após a internação por trauma, evidenciando a eficiência, a agilidade e a resolutividade da unidade hospitalar.

O diretor-geral do hospital, André Fagundes, afirma que, com a ampliação da estrutura, foi possível incluir novos procedimentos, como cirurgias bariátricas, artroplastias e artroscopias de joelho, ombro, quadril, pé e mão, além de intervenções em ligamentos. Desde dezembro, o HRAS passou a realizar também a confecção de fístula arteriovenosa (FAV) em pacientes renais crônicos, considerada o melhor acesso vascular para hemodiálise. “Os pacientes não precisam mais ir a Colatina fazer esse procedimento”, comemora André Fagundes.

Com uma equipe média de 66 profissionais e investimentos em equipamentos de última geração, como novos arcos cirúrgicos e aparelhos de videolaparoscopia, o Hospital Roberto Silvares passou a executar intervenções mais complexas e seguras. “Realizamos também cirurgias de vesícula e bariátrica de forma menos invasiva, sem grandes incisões abdominais. O paciente faz o procedimento num dia e no outro dia já vai para casa. Assim, a resolutividade e a resposta na recuperação são bem melhores. O tempo de permanência no hospital diminui muito”, explica o diretor-geral do HRAS.

A qualificação da estrutura e o trabalho da equipe multiprofissional também fortaleceram as ações de captação de órgãos e tecidos para transplantes. Em 2025, o HRAS registrou a captação de cinco corações, nove fígados, 22 rins e 60 córneas, contribuindo para salvar dezenas de vidas.

Para viabilizar esses avanços, a Secretaria da Saúde (Sesa) investiu R$ 16 milhões nas novas instalações físicas, que incluem cinco salas cirúrgicas de grande porte, com 36 metros quadrados cada. O espaço recebe cirurgias eletivas e de urgência em especialidades como cirurgia geral, ortopédica, neurocirurgia, urológica, cabeça e pescoço, vascular, coloproctologia, bucomaxilofacial, torácica, otorrinolaringológica, aparelho digestivo, oncológica, endoscópica e bariátrica.

A estrutura também conta com sala de recuperação pós-anestésica, com oito leitos; área de preparo para pacientes eletivos; sala de acolhimento de familiares; área de repouso com copa e vestiários; posto de enfermagem; e farmácia satélite. Complementa o conjunto a Central de Material Esterilizado, com áreas de recepção, descontaminação, preparo, esterilização, desinfecção química e armazenamento.

Com pneumotórax espontâneo, a paciente Arlete da Silva Oliveira passou por um procedimento que incluiu drenagem de tórax e ficou satisfeita com os cuidados recebidos no novo centro cirúrgico do Hospital Roberto Silvares. “Eu fui muito bem atendida, por toda a equipe. Graças a Deus que a gente tem [esse procedimento cirúrgico] aqui em nossa cidade”, afirmou a moradora de São Mateus, grata pela descentralização dos atendimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo.

Sobre o HRAS

O Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares é referência para 14 municípios da Região Norte do Estado. A unidade dispõe de 273 leitos totais – sendo 201 leitos operacionais e 72 transitórios – e oferece atendimento em clínica médica adulta e infantil, cirurgias de urgência e eletivas, psiquiatria, ortopedia, otorrinolaringologia e urologia.

No ano de 2025, foram realizados 61.616 atendimentos assistenciais, 6.122 cirurgias e 12.907 internações, conforme dados apresentados pela diretora administrativa do HRAS, Fernanda Falcão.

“Foi um ano marcado por importantes desafios e resultados relevantes, alcançados por meio de uma gestão responsável, planejamento e dedicação das equipes. Os números refletem o compromisso com a continuidade e a qualidade da assistência prestada à população pelo SUS capixaba. Para 2026, a expectativa é fortalecer os avanços conquistados, aprimorar processos e investir na melhoria contínua da estrutura e dos serviços, mantendo o foco na eficiência, na transparência e na excelência da gestão pública em saúde”, acrescenta a diretora Fernanda Falcão.



banner
banner